1ª campanha de cataratas atende mais de 100 pessoas em Canarana

Durante dois dias, cerca de 130 pessoas foram atendidas na Unidade Mista de Saúde onde uma equipe com seis médicos do Hospital dos Olhos de Cuiabá, procedeu com a cirurgia de catarata.
A campanha que foi realizada pela primeira vez em Canarana, teve inicio no sábado(02.07) e encerrou no domingo á tarde.”Essa campanha já vem sendo realizada há alguns anos onde os pacientes tinham que ser levados até Cuiabá. Mas agora o secretário de saúde do município, Fábio Faria juntamente com a prefeitura e com o apoio da Câmara de vereadores, decidiu trazer essa junta médica até nosso município para possibilitar um melhor atendimento a todos aqueles que necessitam fazer esse tipo de cirurgia, principalmente aos idosos.”declarou o vereador Paulinho.

Paciente fazendo exame na UMS

Paciente fazendo exame na UMS

Ele afirmou ainda, que a campanha será realizada novamente, pois existem pacientes que precisam fazer a cirurgia nos dois olhos e agora só foi feita em um. “É importante destacar o trabalho de toda a nossa equipe de saúde e dessa equipe de seis médicos que vieram até Canarana de forma quase que voluntária devido ao valor que eles estão recebendo que é o mesmo pago pelo SUS, valor esse que não paga nem a lente que eles colocam nos pacientes.” Comenta o vereador.
O secretário municipal de saúde, Fábio Faria falou sobre a importância da campanha para a população que não tem nenhum custo para realizar esse tipo de tratamento.”Esse é um trabalho que é feito através do SUS, portanto é gratuito, e nós conseguimos não só os médicos mas também o deslocamento dos equipamentos necessários para a realização das cirurgias, o que facilita bastante para os pacientes que precisam fazer esse tratamento.” Disse Fábio.
O secretário falou também que para realizar uma cirurgia particular de cataratas, seria necessário pagar um valor de aproximadamente quatro mil reais.”Quem poderia estar falando sobre a importância da campanha são as pessoas que estão sendo beneficiadas, porque só eles sabem o que é ficar sem enxergar e conseguir recuperar a visão novamente. Por isso afirmo com toda alegria que essa é uma grande conquista para a população, conseguir trazer essa campanha para Canarana. Haja vista que era uma dificuldade muito grande há alguns anos atrás realizar esse tipo de cirurgia, por questões financeiras e de deslocamento. E hoje está aqui no nosso município, onde todos tem a possibilidade de serem tratados e retornarem na mesma hora para o conforto de suas casas.” Ressaltou ele.

Pacientes aguardando para fazer a cirurgia

Pacientes aguardando para fazer a cirurgia

Valdivino Aguiar, 71 anos que reside em Canarana há 20 anos, foi um dos beneficiados com a campanha.”Pra mim está sendo um beneficio enorme, pois convivo com esse problema há mais de 22 anos e graças a Deus e a todos envolvidos nessa campanha, voltarei a enxergar dentro de alguns dias. Quero agradecer ao prefeito Walter, secretário Fábio ao Paulinho e todos os vereadores e a equipe de médicos e os funcionários da saúde que nos atenderam muito bem.”

Responder

comment-avatar

*

*