2014 – Ano que Barra do Garças passou a ser o melhor lugar de MT para viver

O segundo ano da gestão Roberto Farias à frente da prefeitura foi marcado pela recuperação total da saúde e educação, além de fazer com que o município alcançasse o primeiro lugar em Mato Grosso quanto ao Índice de Desenvolvimento Social, sendo o segundo na Amazônia Legal, abrangendo nove estados e investimentos na infra estrutura.

A qualidade de vida foi o principal fator, com a reinauguração da Praça da Matriz, que passou a ser uma das mais bonitas do Estado, além de incentivos a cultura, lazer e esporte, durante todo o ano, várias peças teatrais dirigidas a públicos diferentes se apresentaram no Anfiteatro Fernando Peres e no Porto do Baé. Os atletas do Atletismo ganharam a Casa do Atleta dando condições para a preparação para competições regionais, nacionais e internacionais. O Município deu um salto na transparência com a implantação da Ouvidoria Municipal, assim como o Serviço de Informação ao Cidadão e Portal da Transparência.

Na Saúde foram concluídas as reformas de 5 Unidades Básicas de saúde, iniciou a Reforma do Pronto socorro Municipal e da UTI, Contratou mais de 30 médicos e outros profissionais além da reforma e aquisição de equipamentos. Na Educação as Escolas Municipais e creches estão sendo reformadas e adequadas a acessibilidade e receberam novo mobiliário para dar mais conforto aos alunos. O Município também está pagando o piso salarial, nenhum professor da rede Municipal ganha menos que o Piso Nacional da categoria. Na comemoração do aniversário de 66 anos os alunos realizaram um belíssimo desfile contando a história de Barra do Garças.

Um dos principais avanços foi no setor habitacional, com a entrega de 317 casas populares em parceria com o Governo Federal e iniciou a construção de mais 1.450 casas que serão entregues em 2015. Ainda na área social os andarilhos que vivem perambulando pelas ruas passaram a ter uma triagem com a inauguração da Casa de passagem. O turismo também foi fortalecido com grandes eventos como Carnaval, Semana Santa, Motorcycle, Show Gospel, Festa de Santo Antônio, Temporada de Praia, Feira de Negócios, Araguaia Fashion, Encontro de Ufologia e outros garantindo uma boa presença de turistas aquecendo a economia local o ano todos início da Reforma das Águas Quentes. Os pequenos e médios produtores também foram beneficiados com a criação do SIM, serviço de Inspeção Municipal, dando condições a todos regularizarem sua situação para comercializar os produtos de forma acessível e dentro das normas.

Os investimentos também foram grandes na infra estrutura, foram mais de R$ 6 Milhões para renovar a frota de maquinários com máquinas e equipamentos modernos para recuperar logradouros públicos, estradas rurais, tapa-buracos e outros. Teve início ainda o Asfaltamento e recapeamento de 77 ruas nos Bairros Novo Horizonte, Palmares, Nova Barra, são José e Vila Maria, no Pacote de quase R$ 25 milhões aprovados pela Câmara Municipal estão previstas construção da galerias e pontes ligando a região do Nova Barra aos bairros Ouro Fino, Abel Lira e Tamburil.

Após muito tempo de espera, em 2014 iniciou pra valer a construção do sonhado Anel Viário, a empresa começou pelas pontes sobre os rios Garças e Araguaia. Para 2015 a expectativa é a melhor possível, nos primeiros meses deverá ser inaugurada a nova loja da Havan que gerará mais de 200 empregos diretos além de mais uma opção de lazer, pois a loja terá praça de alimentação e outras novidades para a população da região. A empresa Sete também confirmou para março o voo inaugural ligando Barra do Garças a Goiânia, Cuiabá e Rondonópolis, além de uma linha regional para Água Boa, Canarana, Querência e Confreza.

Para fechar o ano a população foi presenteada com uma belíssima decoração natalina que será coroada com uma grande festa na virada do ano. Escrito por Vander Araujo em colaboração

Prefeito de Barra do Garças Roberto Farias

Responder

comment-avatar

*

*