40 alunos participaram do Curso de Doma Racional em Paranatinga

Com um total de quinze participantes entre eles uma amazonas alunos participaram do curso de doma racional realizado no Parque de Exposições em Paranatinga-M.

O curso que teve uma duração de 40 horas e foi ministrado pelo instrutor do Senar-MT. , a doma racional consiste em domar animais xucros ou que nunca foram montados, sem o uso da força e sim usando apenas as técnicas de manejo adequadas até o animal se tornar dóceis.

Em um local fechado o animal começa a andar em circulo e os participantes do curso vão observando as reações dos animais, ou seja, começam ali ter um laço de amizade entre ambos até conseguir uma maior aproximação, o instrutor do Senar explica que não há violência e nem gritos no momento do manejo, não se utiliza em momento algum algo que possa ferir os potros ou éguas que estão sendo domados, tudo é feito com muita paciência, até que os alunos consigam montar os animais sem nem um risco destes tentar derruba-los.

Para os alunos participantes o aprendizado foi de grande valia para quem trabalha no campo, até Amazonas Rebeca carvalho a única mulher em participar do curso ela relatou que nunca havia montado em um animal antes, mas que ficou muito feliz em aprender tais técnicas que antes pareciam impossível de chegar ao objetivo final que é deixar o cavalo manso.

Segundo os organizadores em breve estara sendo oferecido para a populaçao de Paranatinga um curso de rédias.

Lindomar Bettega – Paranatinga News

Responder

comment-avatar

*

*