75 alunos de Canarana são capacitados em curso de Operador de Máquinas Agricolas

75 alunos de Canarana são capacitados em curso de Operador de Máquinas Agricolas

Concluintes do curso no recebimento do certificado.

Concluintes do curso no recebimento do certificado.

A Secretaria de Ação e Promoção Social de Canarana em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) concluíu nesta sexta-feira (24.06), em Canarana, o Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas.

O Projeto Parceria/Rural qualificou 75 alunos, dentre eles, seis mulheres e três albergados. Os 30 alunos que mais se destacaram receberam um módulo especial de manuseio com GPS. Por meio do curso gratuito, oferecido pela Setecs-MT, os alunos do curso aprenderam a operar as máquinas, assim como a dar assistência ao maquinário.

O curso aconteceu no Parque de exposições do município, durante quinze dias, onde os alunos tiveram aulas práticas e teóricas, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, pela qual os instrutores do curso foram cedidos pelas empresas fabricantes das máquinas John Deer, Basf, Case – New Holand e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“Trabalho há 18 anos com Máquinas Agrícolas e durante o curso percebi que tinha pouco conhecimento técnico nesta área. Fui um dos capacitados desta etapa e hoje vejo como é importante estar qualificado neste mercado de trabalho que cresce a cada dia em nosso Estado”, disse Valdeci Alves da Rocha, morador de Gaúcha do Norte, que se deslocou até Caranana para participar do curso.

A entrega dos certificados, juntamente com a carta de apresentação assinada pelo governador do Estado, Silval Barbosa e pela primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, aconteceu na Câmara Municipal de Canarana também na última sexta-feira e foi feita pelo prefeito Walter Faria, a primeia dama, Vania Faria, vereador Maurão e vereador Orlando. “Esse é um curso que nós consideramos de alta importância para Canarana onde temos a agricultura como principal fonte econômica, e através da Secretaria de Ação e Promoção Social do municipio, efetuamos o pedido ao governador Silval Barbosa e a primeira dama Roseli Barbosa para que o curso de operador de máquinas fosse destinado mais uma vez para atender nosso município.” Declarou Walter Faria

O prefeito destacou ainda a participação feminina neste curso onde houve um total de 06 mulheres que receberam o certificado.”A população de Canarana está em busca de qualificação para atuar no mercado de trabalho que hoje está muito dinâmico e exige uma capacitação profissional, e com as mulheres não é diferente. Diante dessa realidade elas estão buscando atuar em todas as áreas e aqui temos um bom exemplo disso,  todos os participantes estão de parabéns porquê estão no caminho certo.” Finalizou

Segundo Walter, estão sendo aguardados mais cursos profissionalizantes para Canarana, onde estará tendo continuidade mais duas etapas do curso de cabeleireiro, serão realizados ainda os curso de vaqueiro e curso de pedreiro, além demais cursos que estão sendo estudados a possibilidade da sua realização em nosso município.

 

 

Responder

comment-avatar

*

*