A partir de janeiro Canarana terá dois ex-delegados como juízes da Comarca

CANARANA – Em janeiro deste ano assumiu a Comarca de Canarana o Dr. Alexandre Meinberg Ceroy, ex-delegado de polícia do estado de Goiás. Desde que ele tomou posse, aumentaram o número de presos no Centro de Ressocialização de Canarana. E, a partir de janeiro do ano que vem, o Município receberá um segundo juiz, o Dr. Aron Olímpio Pereira, também ex-delegado de polícia, só que do estado de São Paulo. O anúncio foi feito na última segunda-feira, 10, no Fórum da Comarca.

Abertamente os magistrados não falam que o fato de terem sido delegados influência nas decisões em manter os detentos presos. Mas o que as pessoas que cometem crimes e que querem viver nesse mundo podem esperar em nosso Município é que a vida para eles não será nada fácil de agora em diante, ainda mais em janeiro próximo.

Ao explicar o maior número de presos, o Dr. Alexandre começou elogiando o trabalho da polícia nas investigações. “Na verdade, todas essas pessoas que estão presas, eu imagino que é também um esforço que a polícia fez em investigar”, disse, acrescentando que o judiciário somente dá o respaldo para a polícia fazer bem feito o seu trabalho.

Ele continuou dizendo que quando há uma investigação bem-feita e o processo tramita de uma maneira célere, a tendência é que o criminoso fique preso enquanto responde ao processo. “E isso é bom, porque a partir do momento que você faz o processo andar rápido, a tendência é que aqueles que realmente tenham praticado crimes fiquem na cadeia”.

O magistrado falou que a sociedade não pode aceitar que as pessoas que cometem crimes, principalmente graves, não fiquem presas porque o processo demorou a ser sentenciado. “Isso particularmente eu acho inadmissível”, colocou. Com este entendimento, o Dr. Alexandre explicou que vem dando prioridade no julgamento dos processos de réus presos.

Se quem realmente precisa estar preso, fica preso, então a tendência é que a polícia foque seus esforços em investigar outros casos, não em ter que prender novamente alguém que insiste em viver no mundo do crime. Talvez foi isso que possibilitou a prisão de uma grande quantidade de dinheiro e de drogas neste ano em Canarana. “Você possibilita à polícia que investigue e não fique apenas enxugando gelo”, falou.

Já para o novo magistrado, que assumirá em janeiro, o fato de ter sido delegado o ajudou a ter maturidade, mas não influencia na atividade: “É claro que nossas experiências fazem nossa visão particular de vida, construímos nossos valores, mas isso não influencia diretamente na atividade fim. Mas claro que como experiência de vida colabora para busca da verdade e sem dúvida essa experiência prévia dá mais maturidade para exercício do cargo”.

O Dr. Aron Olímpio Pereira fica até o final do ano na Comarca de Araputanga, quando novos juízes serão empossados no Mato Grosso e preencherão as vagas abertas com as promoções. Ele assumirá a 2ª Vara da nossa Comarca e o Dr. Alexandre ficará responsável pela 1ª Vara.

Na segunda-feira, durante a sua apresentação, o Dr. Aron disse que a Comarca de Canarana vem fazendo um excelente trabalho na celeridade dos processos: “Não somente referente às metas que o CNJ impõe, mas também nos processos mais atuais e eu venho para cá para somar esforços e diminuir o quanto for possível esse volume processual, mas não só isso relacionado a números, mas à finalidade do processo, que é entregar justiça”.

O atual juiz falou que o novo parceiro de trabalho é honesto, competente, trabalhador e também seu amigo: “Isso facilita o término do serviço. Para nós é uma alegria porque a tendência é que melhoremos muito mais os serviços que estão sendo prestados”. Dr. Alexandre complementou que 2016 será um ano de grandes realizações para nossa Comarca com a chegada de um novo magistrado e a inauguração do novo prédio do Fórum.

O Dr. Alexandre também fez um resumo sobre o trabalho executado em sua administração na Comarca. “Mesmo acumulando as duas varas, muitos trabalhos que desenvolvemos é para cumprir as metas do CNJ e hoje digo que mais da metade das metas para 2015 já foram cumpridas em Canarana. Para o desenvolvimento da comunidade, ter um judiciário célere, isso é muito bom”, explicou. (Da Redação).

Durante a sua apresentação, o Dr. Aron disse que a Comarca de Canarana vem fazendo um excelente trabalho na celeridade dos processos, tanto pelo atual magistrado, quanto por aqueles que o antecederam

Dr. Aron assina sua posse ao lado do atual juiz Dr. Alexandre. JOPioneiro

Responder

comment-avatar

*

*