Agricultura vai trancar rodovias federais em protesto contra demarcações indígenas

Agricultores de pelo menos 14 estados onde ocorrem conflitos fundiários envolvendo a Funai devem participar de grande mobilização do setor agrícola para pedir o fim das demarcações para criação de reservas indígenas e territórios quilombolas.

A manifestação promovida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) tem o apoio de entidades do setor rural e deve interromper as principais rodovias federais na no dia 14 de junho, sexta-feira.

“A paralisação promete ser um dia emblemático para que o Brasil inteiro pare e possa voltar os olhos para a questão do índio mas também proteger o produtor rural”, afirma o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).

Segundo ele, a manifestação tem por objetivo forçar o governo federal a ter uma postura estadista e não ideológica.
“Que seja uma atitude a favor do Brasil, cumprindo a constituição brasileira e não inventando regras para demarcação não são de terras indígenas mas como reservas extrativistas”, completa.

Segundo a FPA, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) irá contribuir com a distribuição de alimentos à população que for atingida pelo bloqueio das estradas.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai mobilizar sindicatos rurais de todo o país. A paralisação está prevista para ocorrer entre 9h e 15h. Olhar Direto

Responder

comment-avatar

*

*