Agropecuária e indústria vão contribuir pra expansão da economia

O melhor desempenho da agropecuária e da indústria deve ajudar a economia a apresentar maior expansão este ano. A avaliação é do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, que apresentou o Relatório de Inflação.

De acordo com a projeção do BC, o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país, deve ter expansãode 3,1% este ano. Em 2012, a economia cresceu 0,9%. “Com a nossa capacidade de análise, esse é o melhor número [projeção de crescimento do PIB este ano] a que chegamos. Se otimista ou pessimista, fica a critério de cada um definir. Evidentemente, à medida que novas informações chegarem, esse número pode ser atualizado”, disse o diretor.

Para a produção agropecuária, a estimativa de expansão é 6%, depois do recuo de 2,3% em 2012. No caso da indústria, a perspectiva de crescimento é 2,3%, ante retração de 0,8%, no ano passado. Para o setor de serviços, a projeção de expansão é 3,1%, 1,4 ponto percentual superior ao resultado de 2012.

De acordo com o diretor, a indústria e a agropecuária foram os setores “que mais sofreram” no ano passado. Nesse ano, a expectativa é que não se repitam os problemas climáticos de 2012, como a seca. No caso do setor industrial, o diretor destacou que os estímulos do governo feitos no ano passado, como redução da taxa básica de juros, a Selic, e redução de tributos ainda devem produzir efeitos.

ebc.

Responder

comment-avatar

*

*