Água Boa é novidade na rota do Rally Berohokã

Após a largada em Primavera do Leste (MT), as equipes da 4ª edição do Rally Berohokã irão recarregar as baterias no município de Água Boa (MT), onde irão pernoitar. A cidade integra, pela primeira vez, a rota do evento, que será realizado de 03 a 07 de setembro nos estados de Mato Grosso e Goiás.
Localizada na porção média do Vale do Araguaia, Água Boa é conhecida principalmente pelo potencial agropecuário e agrícola, sendo palco da realização do maior leilão de gado do mundo.

O desenvolvimento acelerado do agronegócio não é o único ponto forte do local, devido as suas belezas naturais e localização, a cidade é cadastrada junto à Embratur como Município de Potencial Turístico no Vale do Araguaia.

Entre seus atrativos naturais destacam-se a Gruta Azul, Gruta Seca, Igrejinha Histórica, praias do Araguaia e do Rio das Mortes, além de diversos outros rios que banham a região, como o Rio Kuluene, com cachoeiras e corredeiras. Na época da seca formam-se praias e pequenas ilhas, que reforçam ainda mais a beleza do local.

Os turistas também podem desfrutar do Rio Lageado e de suas grandes quedas d’água, entre elas a cachoeira Noiva da Serra. A Cascata do Tura oferece pequenas cachoeiras formadas por rochas fragmentadas e solos arenosos.

O Recanto das Pedras impressiona devido a sua formação por paredões semelhantes a cavernas selvagens. Entre os meses de junho e setembro, flores silvestres desabrocham destacando ainda mais a beleza do cerrado matogrossense.
História

Fundada em 09 de julho de 1975 por agricultores vindos da região Sul do Brasil, Água Boa foi emancipada em dezembro de 1979. Seu nome tem origem em um ponto de abastecimento de água de um córrego localizado à beira da estrada. A região foi inicialmente habitada por indígenas das etnias Tsuvá e Marajepéi. Atualmente os Xavantes também habitam o local.

No século 17, a região foi explorada pelo bandeirante Manoel de Campos Bicudo, que veio em busca de ouro.

Água Boa é constituída por uma formação de planalto, chamada de Serra do Roncador, pela planície denominada Depressão do Araguaia e por planícies da bacia do Xingu.
Rally Berohokã – As inscrições para o 4º Rally Berohokã estão abertas nas categorias Graduados, Turismo e Expedition e podem ser realizadas por meio do site www.rallyberohoka.com.br.

Responder

comment-avatar

*

*