Água usada para o banho dos detentos será despejada na galeria pluvial

Depois de vários anos, obras e discussões, parece que o problema com o vazamento das fossas da Cadeia Pública de Canarana, está chegando a um fim. Quem passou as informações foi o diretor do presídio, Dr. Andrey Mello Minucci.

As fossas antigas foram construídas em cima do passeio, do lado de fora do pátio da Cadeia. Como eram pequenas para suportar a quantidade de dejetos produzida pelos reeducandos, novas fossas, maiores que as outras, foram construídas em frente à DEPOL, que fica anexada ao presídio.

Porém, mesmo as novas fossas começaram a dar problemas e a vazar, causando novamente transtornos para quem trabalha na DFEPOL e na Cadeia, bem como aos moradores das imediações, devido ao mau cheiro provocado pelo esgoto que corria pelas ruas.

A solução está vindo com uma medida simples. A água que os detentos usam no banho, não vai mais cair nas fossas, mas sairá direto por outro encanamento para uma boca de lobo que dá na galeria que escoa as águas das chuvas nas imediações.

Vale lembrar que os dejetos não cairão nas galerias, apenas a água do banho, a qual, ainda antes disso, será passada por um filtro. Os dejetos continuarão ficando na fossa e sendo recolhidos permanentemente por um caminhão.

Além de não gerar mais incomodo para os moradores, esse sistema trará uma grande economia para o Governo do Estado. A cada semana, várias cargas de dejetos eram recolhidos pelo caminhão, que cobrava por cada carga cerca de 200 reais. Essa necessidade agora diminuirá substancialmente.

O recurso para a construção desse sistema, concluído no início da semana, veio do Conselho da Comunidade e foi executado pelos próprios reeducandos, que ganham um dia de diminuição de pena a cada três dias trabalhados.

Mas esta não é a única melhoria que a Cadeia Pública de Canarana está recebendo. Nas próximas edições traremos mais reportagens dos avanços que estão ocorrendo no presídio, beneficiando os presos e também toda a comunidade. (Da Redação J O Pioneiro).

Responder

comment-avatar

*

*