Após maior greve, UFMT só fecha 1º semestre de 2012 em novembro

Após o fim da maior greve da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que durou 126 dias, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), órgão máximo da instituição, aprovou o novo calendário acadêmico em sessão realizada na manhã de segunda-feira (01).

De acordo o conselho, ficou decidido que o término do primeiro semestre letivo de 2012/1 será no dia 10 de novembro. Já o início do segundo semestre letivo de 2012/2 será em 26 novembro. Porém, as aulas do primeiro semestre de 2013 só serão iniciadas em 20 de maio.

De acordo a pró-reitoria de Graduação da UFMT, os professores terão cerca de 19 dias de férias, do dia 2 ao dia 20 de janeiro de 2013, e mais um recesso para as festas de fim de ano que vai do dia 24 ao dia 1º de janeiro de 2013.

Conforme informações da universidade, o dia 10 de novembro vai marcar o 100° dia letivo dos campi de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Já o 100° dia será completado apenas no dia 12 de novembro no campus do Araguaia. Após o período de férias dos professores, as aulas serão retomadas no dia 21 de janeiro para o início do segundo semestre de 2012.

O Consepe decidiu iniciar as aulas no dia 24 deste mês, no entanto, parte dos professores da instituição não retomou as atividades na data prevista pelo conselho. Eles alegaram que o órgão máximo da universidade havia desrespeitado o resultado da última assembleia geral dos docentes que apontou como data para o retorno somente o dia 1º de outubro.

Por conta disso, a Associação dos Docentes da universidade (Adufmat) pediu a revogação da portaria que instituiu o reinício das aulas. Em nota, a Adufmat repudiou a atitude da universidade e salientou que a gestão da instituição só pode ser considerada democrática quando feita por meio dos seus órgãos deliberativos.

Segundo g1mt,desta forma apenas nesta segunda-feira (1), as aulas foram retomadas totalmente na universidade com o comparecimento de todos os professores em sala de aula. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Myrian Tereza Serra, as datas relativas às atividades da graduação, pós-graduação, à pesquisa e extensão serão divulgadas na última terça-feira (2) pela instituição.

Responder

comment-avatar

*

*