Aprosoja comemora aprovação de soja geneticamente modificada na China

Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, está em visita oficial ao país e informou que as variedades Intacta RR2 PRO, CV127 e Liberty Link foram liberadas para comercialização

A China liberou a entrada de novas variedades de soja geneticamente modificada no país na manhã deste segunda (10), informou o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, que está em missão oficial. Ele participou, neste domingo, em Beijing, do Foro China- America Latina e Caribe de Ministros da Agricultura.

 A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) comemora o resultado da visita do ministro ao governo chinês. “Esta aprovação é importante para o produtor mato-grossense, pois queríamos adotar a nova tecnologia, mas não era possível sem a liberação do nosso principal mercado”, disse o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro.

 Ele ressaltou que a entidade tinha a responsabilidade de alertar os produtores rurais sobre a situação chinesa. “Se plantássemos sem a certeza de que a China aceitaria o produto, poderíamos sofrer um embargo e consequências gravíssimas para a agricultura de Mato Grosso”, explicou Fávaro.

 A aprovação das novas variedades é um pleito da Aprosoja e, com a parceria de autoridades como o secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, e o senador Blairo Maggi, o objetivo de dar mais segurança ao produtor rural que utiliza novas tecnologias foi alcançado. A Aprosoja Brasil também foi grande parceria neste pleito, realizando missões à China para negociar a aprovação.

Responder

comment-avatar

*

*