Aprosoja consolida núcleo de Água Boa

O núcleo da Aprosoja em Água Boa foi oficialmente instalado, na última quinta feira (17), durante o Circuito Aprosoja. Os delegados da entidade no município foram apresentados a um auditório lotado de produtores rurais. “É a segunda tentativa de instalar o núcleo aqui no município. Depois desse evento percebemos que os produtores viram qual é o trabalho da Aprosoja e vão participar da entidade”, comentou o delegado Junior Garrutti.

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, acredita que o comprometimento dos delegados com a entidade é fundamental para que um núcleo seja instalado no município. “Queremos ter ao nosso lado gente engajada, que trabalhe para que as ações e as informações da Aprosoja cheguem aos produtores rurais e, assim, possamos melhorar a atividade no estado”, afirmou Fávaro, que ainda frisou a necessidade do núcleo trabalhar lado a lado com o Sindicato Rural. “O sindicato é a casa da Aprosoja no interior, então é preciso ter sintonia nos trabalhos”, explicou.

Para um município se tornar um núcleo da Aprosoja é preciso que cultive, pelo menos, 40 mil hectares de soja e possuir um mínimo de 20 produtores rurais interessados na implantação. Entre as funções que os delegados exercem estão a identificação de ações e o levantamento de demandas oriundas dos produtores e o acompanhamento dos projetos da entidade.

Água Boa plantou, na safra 2011/12, 63 mil hectares com soja e no próximo ano deve expandir a área para 100 mil hectares. “Estamos crescendo como município produtor de grãos e entendo que é preciso ter a Aprosoja como uma parceira no nosso dia a dia, como um membro da nossa família”, salientou o delegado Junior Garrutti.

O crescimento da agricultura nas áreas do Vale do Araguaia não tem reduzido a criação de gado na região, historicamente reconhecida por seu grande rebanho bovino. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Laércio Fassoli. “Com a integração lavoura-pecuária, acredito que o rebanho até possa crescer mais, pois haverá uma melhoria no pasto”, explicou.

Parceria – O Circuito Aprosoja é realizado pela Aprosoja em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). E tem como patrocinadores a Syngenta, Intacta, Banco do Brasil, Sicredi e Basf. Nesta sexta (18), o evento será realizado em Nova Xavantina, no Buffet Requinte, às 18h.

Responder

comment-avatar

*

*