Até 2018 Canarana poderá ter resort de luxo

Jornalista Célio Judson de Souza

CANARANA – O jornalista Célio Judson de Souza, autor do projeto Centro de Turismo e Cultura Indígena (CTCI), esteve na semana passada em Canarana. O projeto prevê a construção de resorts de luxo de 5 e 7 estrelas em várias regiões do Brasil onde há indígenas, para atender turistas brasileiros e estrangeiros. Ao todo são 23 CTCI, com três em Mato Grosso: Canarana, Barra do Garças e Vila Rica. Além dos resorts, o projeto abrange ainda 18 CRRI – Centro regional de referência e capacitação indígena. Mato Grosso irá recebe um CRRI, em Nova Xavantina. A sede da empresa Turis Índio, dona do projeto, fica em Canarana.

Célio se reuniu com seus sócios para debater o andamento do projeto, que está em fase final. Mesmo com a crise econômica e política vivida pelo Brasil, o projeto não deverá sofrer atrasos. Célio acredita que os recursos comecem a ser liberados já no ano que vem e logo em seguida iniciem as construções. O resort de Canarana será o primeiro a ter a construção iniciada. A obra deve durar em torno de dois anos, com previsão de conclusão para 2018.

O resort de Canarana custará 158 milhões de reais e será no padrão 5 estrelas. Terá 120 leitos e será edificado a 100 km da cidade, em lugar ainda em estudo que poderá ser as margens do rio Sete de setembro ou a margem direita do rio Culuene. Também terá alojamento para indígenas, refeitório, teatro, biblioteca, museu físico e virtual, piscinas, área esportiva, área cultural e seis km de trilha na selva através de passarelas construídas ligando as copas das árvores. Ele é classificado como resort de selva. A etnia xinguana parceria do projeto é a Kalapalo. (DR). JOPioneiro

Responder

comment-avatar

*

*