Atenção CANARANA – DETECTADA CIRCULAÇÃO DA DENGUE TIPO 4 EM MT

 

 

Está circulando na região metropolitana da Grande Cuiabá o sorotipo 4 do vírus da dengue, segundo alertou hoje a Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com o governo, a constatação veio após análises feitas pelo MT-Laboratório em amostras de sangue. 

A alarmante presença do sorotipo 4 já era prevista para 2011 devido a casos registrados em Roraima, Amazonas e Pará.

Até o início do ano passado, pouca informação havia a respeito do novo sorotipo devido à sua ausência no Estado, daí a preocupação com seu comportamento uma vez que passasse a circular. 

A SES explica que o número de casos da doença tende naturalmente a aumentar, pois as pessoas estão suscetíveis à forma desconhecida do vírus. 

De qualquer maneira, os sintomas previstos são os mesmos da dengue conhecida, como febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos, informa a SES, que recomenda veementemente a hidratação e que se evite a auto-medicação. Cuiabá esta longe, mas é bom ficarmos atentos. Faça sua parte, não vamos deichar a dengue tipo 4 chegar a Canarana.

Até o momento, a SES já registrou 1.604 casos de dengue no Estado, cinco dos quais são considerados graves. Duas notificações de óbito estão sob investigação para se verificar se 

Olhar Direto com Redação Canarana News

Responder

comment-avatar

*

*