Atoleiros e pontes quebradas prejudicam produção na região

atoleiro araguaiaEmpresários do Vale do Araguaia se mostram revoltados com os problemas de infraestrutura da região e cobram ações do governo para que não fiquem ilhados, tendo em vista que as estradas estão intransitáveis. Os sócios-proprietários de duas indústrias da região argumentam que se não houver melhora, não não há como promover o crescimento e a produção vai ficar estagnada. O problema também foi destaque no RDTV desta sexta (20).

Neila Godinho, da Mineradora Serra Dourada, pondera que está instalada em Cocalinho há 9 anos e todo ano tem as mesmas dificuldades: pontes condenadas, falta de pavimentação, que resulta em atoleiro, e insuficiência de energia elétrica. Segundo ela, num espaço de 168 Km, que são percorridos pelos caminhões, existem 7 pontes condenadas. Outra dificuldade é a necessidade de utilização de balsa no rio das Mortes, com 400 metros de expansão. Ela não atende a demanda, afunda com o carregamento e às vezes fica dias sem fazer o transporte devido a defeitos.

O proprietário da indústria Calcário Roncador, Caio Penido Dalla Vecchia, por sua vez, diz estar na região há 11 anos. Ele pontua que o seu avô, Pélerson Penido, foi o pioneiro na produção de calcário na região e teve que bancar toda a estrutura necessária para implantar o negócio. Pélerson teria construído, inclusive, pontes para que os caminhões pudessem chegar ao destino.

As duas indústrias foram responsáveis pela produção de 700 mil toneladas de calcário em 2011. A expectativa era aumentar para 1 milhão em 2012 mas, devido a falta de estrutura, eles ponderam que não deve haver muita evolução.

Entre as esperanças de melhoria estaria a implantação da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico). Ainda não existe, no entanto, data nem mesmo para o início das obras. O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Sabóia Castelo Branco, garantiu nessa quarta (18), que em fevereiro será lançado o edital para elaboração do projeto executivo da Fico.

 RDNews

Responder

comment-avatar

*

*