AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DEVERÃO DISCUTIR INCLUSÃO DE NOVO TERMINAl DE MT À FICO

Deputada quer interligar por meio do terminal de Brasnorte regiões Noroeste, Norte e Araguaia

A deputada Luciane Bezerra, (PSB) deve realizar nas próximas semanas audiências públicas sobre a inclusão de um Terminal Ferroviário no Projeto Básico e Executivo da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – FICO,  em  Brasnorte (627km da capital) . Recentemente a parlamentar apresentou indicação à presidenta Dilma Roussef para inserção de Brasnorte no projeto da FICO.

A FICO terá uma extensão de 1.638 km, partindo da Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO), até chegar em Vilhena(RO). O projeto da ferrovia será executado em duas etapas, terá investimentos de R$6,4 bilhões, e contemplará uma das regiões de  grande produção de grãos e carne, carentes de  logística.

O trecho a ser construído na primeira etapa sairá de Campinorte (GO), cruzará o Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Lucas do Rio Verde. Entre Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT) a ferrovia terá a extensão de 1.040 quilômetros. Até o ano de sua conclusão deste trecho, prevista para 2014, o investimento será na ordem de R$ 4,1 bilhões de reais.

Em Mato Grosso os trilhos da FICO passarão pelos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Maringá, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio e Comodoro.

Segundo a deputada é preciso “viabilizar” a inserção de Brasnorte neste trecho para atender demanda de logística da região noroeste.Atualmente esta região é maior produtora de madeira e de gado de Mato Grosso.  Segundo informações do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Juara possui o maior rebanho bovino mato-grossense com 926.735 mil cabeças de gado e 2.669 mil propriedades rurais.De acordo com o IBGE a cidade  responde por 4,5% da produção nacional de madeira com 688 923 m³.

Responder

comment-avatar

*

*