Aumenta incidência de raios em Mato Grosso

Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, apontou que em Mato Grosso, dobrou o número de queda de raios. Foram registradas mais de 2 milhões de quedas, apenas em outubro deste ano. O número é quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, que teve 1,58 milhões.
Para enfrentar as emergências e atenuar os transtornos provocados pelos temporais, a concessionária de energia investiu em melhorias nos equipamentos, na aquisição de veículos, em treinamentos e em uma nova subestação móvel, além de ter preparado um plano de contingência diferenciado para este ano.

O sistema elétrico está naturalmente sujeito a defeitos causados pelos ventos fortes, chuvas e raios. As interrupções provocadas podem ser de curta ou de maior duração, dependendo da causa.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor tem direito ao ressarcimento de prejuízos com eletrodomésticos ocasionados por descargadas atmosféricas desde que fique comprovado que houve perturbação no sistema elétrico da concessionária. O consumidor tem um prazo de 90 dias para entrar com o pedido da concessionária. (Agência da Notícia)

Responder

comment-avatar

*

*