Bombeiros recebem treinamento de resgate em alturas em Nova Xavantina

A Companhia de Bombeiros de Nova Xavantina (4ª CIBM), realizou nesta semana um treinamento básico de salvamento em alturas para todo o efetivo da instituição, sob a orientação do tenente BM Denys Dias de Sousa, comandante da unidade, na passarela do Rio das Mortes, com o treinamento de rappel, com descida até à água.

O objetivo é treinar e aprimorar os conhecimentos de salvamento em alturas para possíveis ocorrências em lugares de difícil acesso. Utilizando equipamentos de segurança como capacete e luvas, além de cabos, cadeira de rapel, mosquetão e freio oito, os militares puderam descer por várias vezes, em negativas e manobras com resgate de vítimas.

“Para o salvamento em altura é necessário que o bombeiro coloque a segurança dele, da vitima e da sua equipe em primeiro lugar, para isso é importante que o mesmo verifique todo o equipamento a ser utilizado no resgate”, avaliou o tenente.

É importante ressaltar que o salvamento em alturas apresenta técnicas utilizadas nas atividades de resgate em altura no plano vertical, inclinado e horizontal, explorando princípios importantes, como ancoragens e técnicas de descensão, ascensão e içamento adaptados ao grau de lesão da vítima, além de orientações de todo o equipamento e materiais utilizados nas práticas de resgate em locais elevados de difícil acesso.

O instrutor citou como exemplos suas experiências nesse tipo de resgate e disse ainda que para a concretização do trabalho nunca é demais verificar quantas vezes forem necessários os materiais utilizados no resgate.

Mak Lucia/Bombeiros-MT via noticiasnx.

Responder

comment-avatar

*

*