Brigadas de incêndio vão para áreas indígenas e de conservação em MT

As brigadas de incêndios instaladas em municípios mato-grossenses pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo, para reforçar o combate às chamas na época de estiagem, vão deixar os núcleos urbanos e, em 2013, funcionar prioritariamente em áreas indígenas e unidades de conservação. A mudança deve-se a uma readequação realizada pelo Ibama.

Até o ano passado as bases funcionavam em municípios considerados mais críticos em relação ao fogo e selecionados com base em estudos técnicos como a série histórica dos focos de calor nos últimos cinco anos e a extensão das áreas remanescentes florestais, como explica o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes Santos Lima. Cada cidade selecionada oferecia a contrapartida como apoio logístico para formação dos profissionais.

Chefe de fiscalização do Ibama em Mato Grosso, Werikson Trigueiro disse que a nova definição do foco – que compreende também os assentamentos rurais – resulta do atendimento do Instituto à Lei Complementar de número 140, que estabeleceu as competências de entes como União, Estados e Municípios para a proteção do meio ambiente.

G1.com

Responder

comment-avatar

*

*