CANARANA: Aula inaugural do polo da UAB de Canarana reúne mais de 100 acadêmicos

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou na quinta-feira (20), às 19h00, na Câmara Municipal de Canarana, a aula inaugural dos cursos de graduação da modalidade Educação a Distância (EaD) pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O processo seletivo, realizado em março, ofereceu 110 vagas
O processo seletivo, realizado em março, ofereceu 110 vagas

O processo seletivo, realizado em março, ofereceu 110 vagas para o polo da UAB de Canarana, sendo 60 para o curso de Pedagogia e 50 para o curso de Ciências Naturais e Matemáticas. As aulas presenciais acontecem mensalmente e a maior parte das atividades são realizadas online. Os cursos de licenciatura são gratuitos e tem a duração de quatro anos.

Num primeiro momento as aulas irão acontecer na EMEB Pioneiros do Centro Oeste, até que o Tribunal de Justiça do Mato Grosso faça a doação do prédio do antigo Fórum para o Município e a Prefeitura possa fazer as melhorias necessárias para abrigar o polo local da UAB.

Desde 1994, a UFMT oferta cursos EaD. O primeiro, por intermédio do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead), foi o de Pedagogia, garantindo o pioneirismo da Universidade nessa modalidade de ensino. Posteriormente, com a adesão da instituição na Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi possível a expansão do programa.

Doutora Maria Aparecida Rezende, da UFMT
Doutora Maria Aparecida Rezende, da UFMT

Conforme a professora Doutora Maria Aparecida Rezende, da UFMT, que é esposa de Francisco de Assis dos Santos (Diá), que foi prefeito de Canarana década de 1980, o curso de Pedagogia da UAB tem nota superior ao curso de Pedagogia presencial da UFMT no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Não é porque o curso é a distância, não tenham medo disso, porque esses cursos que vocês estão fazendo tem qualidade”, disse a doutora.

Além dos estudantes, a aula inaugural contou com a presença do vice-prefeito Vilson Biguelini, da secretária Municipal de Educação Claci da Silva, do vereador Gilmar Miranda representando a Câmara Municipal, da professora mestre Leite Laura Paiva da UFMT e da técnica Administrativa Educacional Elaine Úrsula representando a Seduc.

Neste final de semana os alunos aprovados no polo da UAB de Canarana estão fazendo a matrícula. Presentes na aula inaugural havia moradores de Canarana, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças e General Carneiro.

Na fala das autoridades, todo destacaram que a vinda da UAB é uma luta antiga do Município em que muitos colaboraram. Agora, com a instalação concretizada, o objetivo é ampliar a oferta de cursos para os próximos semestres.

jopioneiro

Responder

comment-avatar

*


*