CANARANA: Câmara Municipal deverá ter nova eleição para mesa diretora

Segundo informações, a justiça de Canarana, por meio de decisão do juiz substituto, Dr. Anderson Gomes Junqueira, decretou anulação da eleição da mesa diretora, orientando a proceda com nova eleição da mesa diretiva em 10 dias.

O PMDB teve ganho de causa ao entrar com pedido de anulação da eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Trata-se de mandado de segurança, que requereu uma melhor representatividade dos partidos na composição da mesa diretora.Seis partidos integram o Poder Legislativo de Canarana.

O partido que tem maior representatividade na Câmara é o Partido Social Democrático (PSD), ocupando três cadeiras, seguido pelo Partido Do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com duas cadeiras. O Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Popular Socialista (PPS) e Partido da República (PR) ocupam uma cadeira cada.

Levando em consideração a existência de 04 (quatro) cargos que deverão ser escolhidos dentre os representantes populares para ocupar a Mesa Diretora da Câmara, bem como a representatividade de cada partido na Casa Legislativa pelo número de cadeiras, denota-se que a autoridade coatora não teria observado o disposto no art. 58, §1º da Constituição Federal de 1988.

Cada agremiação destas maiores teria direito a uma vaga e a última seria destinada aos partidos remanescentes, de modo a conferir voz às minorias partidárias. Até o encerramento das atividades de sexta feira (08.05) não foi protocolado comunicado oficial na Câmara. Provavelmente algo será orientado na segunda, se assim for, provavelmente na próxima semana será realizada uma nova eleição para os membros da mesa diretora da Casa de Leis.

Responder

comment-avatar

*

*