CANARANA: Colheita brasileira da soja é oficialmente aberta em Mato Grosso

O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, pilotou uma das colheitadeiras, em ato que marcou a abertura dos trabalhos pelo país

canalrural

Daniel Popov, de São Paulo
Foi aberta oficialmente a colheita da safra de soja 2017/2018 do Brasil. Durante a Abertura Nacional da Colheita, promovida pelo Projeto Soja Brasil nesta sexta-feira, dia 19, no município de Canarana (MT), o público pôde acompanhar discussões importantes sobre a relação entre a produtividade e a rentabilidade, técnicas de manejo e a necessidade de se alterar a lei de defensivos agrícolas. A perspectiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que o Brasil colha 110 milhões de toneladas, montante parecido com as estimativas das principais consultorias do país.

O clima em Canarana era de pura festa. A descontração entre os convidados, palestrantes e autoridades dava o tom da expectativa a respeito da safra que começa a ser colhida. A emoção tomou a platéia quando o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, não segurou as lágrimas ao ouvir o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, falar sobre os feitos que sua entidade realizou no setor da soja e a importância de Canarana (cidade onde Da Rosa possui propriedade) para o estado de Mato Grosso.

“Temos de ressaltar a importância do trabalho realizado pelo Canal Rural, que é parceiro da Aprosoja Brasil na tarefa de disseminar informações aos produtores. Me emociono ao perceber que nosso trabalho não é em vão, que estamos ajudando muita gente e que vamos continuar lutando pelo nosso setor”, diz Da Rosa.

Também presente na cerimônia, o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, disse que criar políticas que garantam a renda mínima para o produtor é uma obrigação do Mapa, e que continuarão lutando para que o setor cresça rapidamente. “O governo tem a obrigação de estimular e fomentar o crescimento do setor. E por isso estamos mais próximos ao setor com o programa Agro Mais”, diz Novacki.

Responder

comment-avatar

*

*