CANARANA: Em workshop Associação define ações para gestão da qualidade das sementes florestais

A preocupação com a qualidade das sementes é prioridade da Associação Rede de Sementes do Xingu. Com este foco, um grupo de oito profissionais, entre técnicos, consultor, docente universitário e responsáveis pela Casa de Sementes[U1] , se reuniram entre os dias 12 e 13 de setembro para um workshop com objetivo de propor um sistema de qualidade para o funcionamento da Associação.

Foi discutida a realidade atual da qualidade dos processos de funcionamento e produção de sementes, como o controle da qualidade das sementes no recebimento, operações do armazenamento nas casas de sementes, até os processos para a análise laboratorial da qualidade das sementes de acordo com as especificações legais. Depois, os participantes do workshop planejaram um caminho estratégico de definição de diretrizes para a gestão da qualidade da cadeia.

Um dos procedimentos que será aperfeiçoado, é que toda semente entregue pelo coletor deverá passar por uma vistoria inicial pelo responsável pela Casa e caso esteja fora do padrão de qualidade, será devolvida ao coletor. Já no interior da Casa, serão realizados monitoramentos sistemáticos, monitorando e registrando a qualidade do material armazenado, inclusive com a realização de testes utilizando controle biológico.

Já os coletores passarão por formação continuada para aperfeiçoar os conhecimentos na identificação de espécies, formação de lotes, secagem e beneficiamento de sementes. O coletor deve entregar ao técnico da Casa as sementes com os dados preenchidos na etiqueta, abrangendo registro do coletor, pedido, espécie, data de coleta e quantidade de matrizes coletadas.

Também serão adquiridos aparelhos que ajudam a controlar a temperatura e umidade da Casa de Sementes. O conjunto dessas atividades visa estabelecer um sistema adequado para a operação das atividades da Rede com a promoção da qualidade de suas sementes tanto no fortalecimento dos resultados da restauração e da comercialização quanto para atender as obrigações de adequação legal.

http://sementesdoxingu.org.br/

Responder

comment-avatar

*

*