Canarana foi o primeiro município a encerrar colheita na primeira semana de agosto

O primeiro município a encerrar a colheita na primeira semana de agosto foi Canarana, que vem acompanhado de perto pelos vizinhos de produção da região nordeste, cuja média de área colhida está com 96,4%. Alguns municípios de Mato Grosso estão com a colheita do milho 2ª safra 2011/12 praticamente finalizada, com menos de 3% a serem colhidos, percentual que representa produtores que tiveram qualquer problema na lavoura

Querência, Gaúcha do Norte e Nova Xavantina estão em fase de conclusão e até o dia 2 de agosto haviam colhido, respectivamente, 96%, 98% e 95%. No mesmo período da safra passada a região estava com 91,9% de uma área de 72,0 mil hectares colhida, porém, a safra 2011/12, com 126,6 mil hectares plantados do cereal, está com 4,5 pontos percentuais à frente.

A região nordeste, desde quando se fortaleceu a agricultura, é tradicional por plantar e colher após as regiões oeste, médio-norte, norte e noroeste. Porém, como o clima beneficiou a maior parte da região com volume de chuva propício e uma boa distribuição entre os meses de necessidade das plantas, esta safra posicionou os municípios do Vale do Araguaia entre os primeiros de Mato Grosso a encerrarem os trabalhos.

Responder

comment-avatar

*

*