CANARANA: Hospital Municipal deve ser aberto no primeiro semestre deste ano

Patrícia Malheiros de Carvalho, 31 anos, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Canarana no dia 1º de dezembro do ano passado. Formada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, Patrícia trabalha na SMS desde 2009 no cargo de escriturária, exercendo várias funções técnicas e administrativas, como assessoria administrativa, alimentação de sistemas, confecção de projetos e planejamentos de gestão, coordenações e auxiliar de gabinete, o que lhe deu vasta experiência sobre o funcionamento da pasta. Patrícia concedeu entrevista ao J. O Pioneiro e fala sobre a abertura de um hospital municipal.

JOP – Quais são seus principais objetivos à frente da SMS?
PATRÍCIA – Estruturação dos serviços básicos de saúde (incluindo a finalização das obras), ampliações e reformas das Unidades Básicas de Saúde, atendimento permanente mensal e/ou quinzenal nas localidades do interior do município, intensificação das ações do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), abertura do hospital municipal, organizar as demandas de serviços especializados.
JOP – Quando será aberto o hospital?
PATRÍCIA – A Administração Municipal está trabalhando para conseguir abrir ainda no primeiro semestre do ano.
JOP – O que ainda falta para a abertura?
PATRÍCIA – Estamos em fase de licitações e compras para aquisições de equipamentos hospitalares, instrumentais cirúrgicos, vestimentas e roupas de cama hospitalares, e móveis de uso hospitalar. Estamos com uma equipe organizando toda a logística, estudo e demanda para a abertura do hospital, onde esta equipe todos os dias está envolvida com questões administrativas e técnicas para a abertura do mesmo.
JOP – A Prefeitura adquiriu ou alugou o prédio particular?
PATRÍCIA – Nosso objetivo é futuramente construir um prédio para as instalações do hospital municipal, porém como a necessidade para a abertura do mesmo é imediata, alugamos o prédio do antigo Hospital Pró-Sani.
JOP – Os custos para abertura, manutenção e folha salarial serão custeados totalmente pela Prefeitura?
PATRÍCIA – Nos primeiros meses serão custeados através de recursos próprios. Porém, com o hospital em funcionamento, consequentemente iremos receber recursos oriundos dos governos Estadual e Federal, onde a solicitação desses recursos já foram providenciadas pelo nosso município, através de propostas de convênios nos últimos meses. No entanto, com a troca de mandatos e gestões dos governos Estadual e Federal, foi solicitado prazos para elaborar planos de governo e assim auxiliar os municípios com suas necessidades.
JOP – Uma das grandes reclamações da população é que as crianças de Canarana estão nascendo em Água Boa. Neste hospital serão realizados partos?
PATRÍCIA – Sim, com certeza. Tanto parto normal, que é o preconizado pelo Ministério da Saúde, quanto cesáreas, como também outros tipos de cirurgias de baixa e algumas de média complexidade.
JOP – Que tipos de atendimentos serão ofertados neste hospital?
PATRÍCIA – Cirurgias eletivas, atendimento de emergência, internações por diversas causas (aparelho circulatório, respiratório, digestivo, doenças crônicas, afecções, lesões musculares leves, causas externas diversas…). Terão leitos divididos em clínicos, cirúrgicos, pediátricos e obstétricos. Em relação às cirurgias, nosso foco serão os partos, evitando assim que nossas gestantes tenham que se deslocar para o Hospital Regional em Água Boa.
JOP – Serão contratados novos profissionais?
PATRÍCIA – Será estudada a possibilidade de contratação de algumas especialidades que exigem maior demanda em nosso município, onde após a abertura e funcionamento do hospital, vamos observar a necessidade de quais especialistas podemos agregar ao nosso quadro de funcionários.
JOP – Sobre as campanhas de saúde, quais devem ser realizadas ainda neste ano?
PATRÍCIA – Nossa equipe de gestão tem muitas ideias de campanhas e mutirões de saúde de acordo com a necessidade e procura da população. Já estamos em execução da realização de uma campanha de oftalmologia, pois há uma grande procura de pacientes que necessitam de avaliação cirúrgica e cirurgia de catarata. Também em parceria com o Lions Clube de Canarana, haverá ainda este ano a vinda do ônibus do Hospital de Câncer de Mato Grosso para realizar atendimentos de diversos tipos de câncer, como pele, mama, próstata, colo de útero. Realizaremos no dia 07 de março a Campanha para Prevenção do Câncer de Colo Uterino, onde é uma campanha permanente que será realizada bimestralmente, assim como campanhas de Doação de Sangue, Vacinação, Testes Rápido de HIV, Hepatites B e C, e Sífilis, campanha para detecção precoce e tratamento de hanseníase, além das campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, e desenvolvimento de campanhas durante o ano, de acordo com a necessidade da população.
JOP – Mais alguma colocação?
PATRÍCIA – Nossa intenção é prestar um serviço de qualidade para que as pessoas se sintam satisfeitas em utilizar os serviços do SUS. Agradeço o apoio dos colegas funcionários pela dedicação e empenho em suas funções, a população pelo voto de confiança em nossos serviços, e a imprensa local pela oportunidade de divulgar nossas ações e serviços de saúde.

Responder

comment-avatar

*

*