Canarana: Ibama autoriza contratação de brigadistas para combater incêndios florestais em MT

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou – por meio de portaria publicada nesta sexta-feira (26) no “Diário Oficial da União” – a contratação de brigadas federais temporárias pelo Prevfogo para prevenção e combate a incêndios florestais. O Prevfogo é um órgão do próprio instituto.

A portaria prevê a atuação de brigadistas em Cotriguaçú, Tangará da Serra, Canarana, Paranatinga e Serra Nova Dourada, em Mato Grosso. No caso desses municípios, a brigada deve ter a seguinte estrutura: um brigadista para atuar como chefe de brigada, quatro brigadistas na condição de chefes de esquadrão e 24 brigadistas.

A portaria também abrange Cáceres, Nova Ubiratã e Nova Bandeirantes, também no estado. Para esses três municípios, o Ibama autorizou a contratação de brigadas com um brigadista para chefiar o grupo, dois para comandar esquadrão e 12 brigadistas.

Três brigadistas deverão ser contratados como gerente para apoio à coordenação estadual do Prevfogo em Mato Grosso. Conforme noticiado em primeira mão pelo Olhar Direto no último dia 17, o governo federal declarou estado de emergência ambiental no estado para o período de abril até novembro deste ano.

A situação de emergência ambiental foi declarada para agilizar a contratação temporária de brigadistas para o controle dos focos de incêndio. A medida foi tomada considerando o período seco, que, de acordo com dados históricos, representa uma ameaça, e considerando também o tempo necessário para selecionar e contratar os profissionais.

Presidente do Ibama, Volney Zanardi Junior considerou justamente a portaria que declarou o estado de emergência em Mato Grosso e em outros estados, além das operações de fiscalização nas atividades madeireiras nas áreas de cerrado, das detecções de focos de calor e da presença de unidades de conservação, terras indígenas e de projetos de assentamentos.

Responder

comment-avatar

*

*