Canarana notificou um caso de óbito por dengue que está em investigação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso divulga dados da dengue referentes ao período de 1º de janeiro a 02 de fevereiro de 2012. A notificação de casos de dengue no período é de 1.604. Desse total, 4 foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento foi notificado 01 óbito que esta em investigação.

Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso, tem a notificação de 94 casos de dengue, sendo um de caso grave. Em Várzea Grande a notificação é de 71 casos de dengue. Em Sinop a notificação é de 256 casos e em Rondonópolis, a notificação é de 28 casos da doença.

As notificações de casos de dengue em Mato Grosso de 1º de janeiro a 02 de fevereiro de 2011 foram de 1.981 casos, sendo que Cuiabá notificou 183, Várzea Grande notificou 68 casos, Sinop notificou 281 casos e Rondonópolis 87 casos. Em 2012 as notificações neste mesmo período são de 1.604 casos de dengue, em todo o Estado.

Segundo o superintendente de vigilância em saúde, Oberdan Lira, o Estado de Mato Grosso mantém o alerta no monitoramento sobre o novo sorotipo da dengue, o DEN 4 que tem circulação em alguns estados do País. “Em Mato Grosso ainda não se tem notificação de nenhum caso do novo sorotipo. O Estado estendeu o alerta aos 141 municípios”, informou.

O município de Canarana notificou um caso de óbito que está em investigação. É muito importante que todos façam a sua parte, assim todos ganham com a prevenção da dengue.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A SES/MT continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do Estado, que são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas. 

Vamos fazer a nossa parte!!! Todos juntos contra a dengue.

Canarana News odocumento.

Responder

comment-avatar

*

*