Canarana: Produtor que quebrou quatro vezes plantando grãos agora prospera plantando melancia

Depois de quebrar quatro vezes plantando grãos, um produtor de Canarana resolveu mudar de cultura, não de atividade. Agora é hortifrutigranjeiro. Fomos conhecer a plantação de melancias do produtor Edson Wisch, localizada na Fazenda Ijuí, de sua propriedade, a cerca de 20 km da cidade, na região do Tanguro.
A melancia tem sido uma importante cultura em nosso município. São plantados anualmente mais de 200 hectares, gerando dividendos para os produtores. Somente o seu Wisch planta 30 hectares. Aventurou-se na cultura há 25 anos. Neste ano, inovou e pela primeira vez está colhendo melancia utilizando irrigação.
Pioneiro de Canarana, morador daqui desde 1975, assim como todos, seu Edson começou com a agricultura. Mas assim como muitos, ele quebrou, e não foi somente uma, foram quatro vezes. Cansado de insistir numa atividade arriscada, ele enxergou na cultura da melancia uma oportunidade de reerguer sua vida, e deu muito certo.
“Plantei umas melancias pra comer e sobrou. Fui pra cidade e vendi. Na época com uma melancia consegui comprar um botijão de gás. Isso me abriu a mente e enxerguei uma oportunidade de ganhar dinheiro”, disse o agricultor. No primeiro ano ele plantou um hectare e molhava as plantas com balde.
Passados 25 anos, seu Wisch cultiva hoje 30 hectares. Neste ano deixou de irrigar as plantas pelo sistema de vala e colocou irrigação. Foram investidos 68 mil reais, mas que ele acredita tirar em pouquíssimo tempo. A economia mensal com funcionários e óleo diesel passa de 8 mil reais utilizando o sistema de irrigação por gotejamento.
Além da economia, ele acredita que a produção deva aumentar e a qualidade das melancias também. Em média por safra, seu Wisch colhe nos 30 hectares, mil toneladas (um milhão de quilos). Ele faz uma safra por ano. As primeiras cargas ele vendeu a 0,35 o kg. As cargas foram levadas para Rondonópolis. Também vende para Primavera do Leste, Cuiabá e outros estados.
Numa comparação com um hectare de soja, a diferença de renda é grande. Se um sojicultor colher 50 sacas e vender cada saca a 50 reais, vai arrecadar R5 2.500,00 por hectare. O custo hoje varia em torno de R$ 1.500,00, gerando uma renda de mil reais. Em um hectare de melancia se colhe 35 toneladas em média, que a R$ 0,35, dá uma renda superior a 12 mil reais.

Jopioneiro

Responder

comment-avatar

*

*