Canarana recebe sua primeira UTI Móvel

Os moradores de Canarana foram beneficiados na segunda-feira (15/04), com a primeira UTI Móvel do município. Adquirida com recursos próprios da Prefeitura de Canarana, através da Secretaria Municipal de Saúde, a nova ambulância conta com espaço para o acompanhamento de médico e enfermeira, e ainda com todos os aparelhos necessários para o transporte de um paciente em estado grave.

A entrega do veículo aconteceu em frente ao prédio do Poder Executivo e contou com a presença do prefeito Evaldo Diehl, de secretários, vereadores, funcionários da Prefeitura, representantes de entidades, além da população em geral.

A secretária de Saúde, Dra. Cláudia Costa, informou que a aquisição da ambulância era de muita necessidade, porque o município contava apenas com três ambulâncias que não estão em boas condições de uso. “Toda viagem que precisamos fazer com elas, até mesmo perto, na volta elas têm que ir para manutenção, pois já têm bastantes anos de uso”, afirma.

Por isso, segundo Cláudia, uma das principais dificuldades da Secretaria era a de transferir pacientes graves e aqueles que necessitam de especialidades que o município não possui. “Às vezes conseguíamos levar só até Água Boa e de lá para frente ficava na responsabilidade do Estado buscar o paciente”, conta.

Mas agora, com a UTI Móvel, de acordo com a secretária, essa transferência poderá ser mais rápida, confortável e segura. “Ela poderá sair daqui direto para o destino final, beneficiando principalmente os pacientes em estado grave, que precisam ser transportados com médico e a aparelhagem ligada”, finaliza Cláudia, acrescentando ainda que por volta do meio do ano outra ambulância mais simples será adquirida para fazer o transporte de pacientes menos graves.

Responder

comment-avatar

*

*