CANARANA: Sociedade Amigos de Canarana completa 36 anos de sua criação

 
Neste dia 22 de setembro de 2014, segunda-feira, a história de Canarana lembra a criação da SAC – Sociedade Amigos de Cana-rana, que ocorreu no dia 22 de setembro de 1978, portanto há 36 anos.
Conforme o seu idealizador e um dos fundadores, Guido Afonso Rauber, a criação desta entidade teve como objetivo coordenar ações de interesse da nova localidade. A inspiração para a criação da SAC veio do município catarinense de Mondai, onde Guido Rauber tinha sido prefeito antes de vir para Canarana em 1975.
Canarana tornou-se distrito de Barra do Garças, que tinha como prefeito Wilmar Peres de Farias, pela Lei Estadual 3.762 de 29 de junho de 1976, abrangendo as áreas dos atuais municípios de Água Boa, Ribeirão Cascalheira e Querência.
Em função da grande área de abrangência, a administração do Município de Barra do Garças não conseguia atender satisfatoriamente todas as localidades. Devido a esse abandono que a população de Canarana vivia é que foi criada a Sociedade Amigos de Canarana.
Além de se empenhar no atendimento das necessidades da população, a SAC começou um trabalho visando a emancipação político administrativa. Para isso, em 30 de dezembro de l978, os membros da Sociedade Amigos de Canarana decidiram constituir a Comissão Pró-Emancipação. A comissão foi composta por: Luiz Cancian, Elói Ernesto Rabuske, Luiz Palma, Guido Afonso Rauber, Mário Mazu-reck e Nilvo Vicente Colling.
A comissão foi avançando em seus trabalhos até que dia 11 de novembro de 1979 foi realizado o plebiscito. Com uma larga vantagem de votos o Sim foi vencedor e com isso Canarana tornou-se município através da Lei nº 4.165, de 26 de dezembro de 1979. O projeto foi de autoria do deputado Ricardo Corrêa e sancionado pelo Governador Frederico Campos. A instalação do município ocorreu em 15 de fevereiro de 1981 com a nomeação do Sr. Luiz Cancian como primeiro dirigente municipal. (Domingos Finato).
jopioneiro

Responder

comment-avatar

*

*