Canarana terá vacinação contra a gripe de 15 a 26/04

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o vírus direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, como congestão nasal, corrimento excessivo de secreção nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor nos músculos e dor de cabeça.

A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode levar à pneumonia e morte.

A principal forma de prevenção é a vacinação, que tem a finalidade de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.

            Nesta campanha, o público alvo será indivíduos com 60 anos ou mais, os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, as gestantes, as mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto, os grupos portadores de doenças crônicas e a população privada de liberdade.

            E para que este público seja vacinado, a Secretaria de Saúde de Canarana, através da secretária Dra. Cláudia Costa, convida as pessoas às quais a campanha é destinada, para comparecerem nas Unidades de Saúde do município entre os dias 15 e 26 de abril, munidos de carteira de vacinação, para receberem a vacina.

Lembrando que os portadores de doenças crônicas deverão apresentar prescrição médica com a indicação da vacina e as mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto, deverão apresentar algum documento que comprove que teve o bebê, como por exemplo: certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Responder

comment-avatar

*

*