Capacidade de armazenagem para a próxima safra é de apenas 56% da previsão da colheita de soja

CANARANA – Com o aumento de 152 para 180 mil hectares na próxima safra de soja, 2012/13, a capacidade estática de armazenagem em Canarana deverá cair de 66% para apenas 56% da previsão de colheita. Os dados são da Secretaria de Agricultura de Canarana.

Conforme a SEAGRI, foram colhidas na safra que acabou, 478 mil toneladas de soja. A produtividade média do Município nesta safra teve uma pequena queda em relação a anterior. Foram 52,28 sacas por hectare na 2011/12 contra 52,98 na safra 2010/11. Com a previsão de aumento para 180 mil hectares com soja no próximo ciclo, a colheita está estimada em mais de 559 mil toneladas com a oleaginosa.

A capacidade estática de armazenagem de Canarana hoje é de apenas 315 mil toneladas. Se na safra que encerrou faltou armazém para estocar 34% da produção de soja do município, na próxima faltará espaço para 44% da produção estimada, o que começa a preocupar os produtores e as autoridades.
No mês de maio a SinAgro inaugurou um armazém no municio de Querência. Representantes do Poder executivo de Canarana se fizeram presentes e conversaram com os representantes da empresa. Foram apresentados os números do município e a empresa se compromete em iniciar no ano que vem a construção de um armazém em Canarana.

Além da SinAgro, outra empresa que poderá construir um armazém no município é a empresa Ceagro. A previsão desta empresa é construir uma unidade de recebimento primeiramente em Querência e na sequencia o município a receber um armazém será Canarana, conforme informaram representantes da empresa em passagem pelo município neste ano.

J o Pioneiro

Responder

comment-avatar

*

*