CARANANA PERDE O PIONEIRO OSVINO ANSELMO VARGAS

osvino-vargas-pe-de-cana-20-01-12Na manhã de quarta-feira, dia 07 de setembro de 2016, o Pioneiro do Projeto de Colonização de Canarana, Osvino Anselmo Vargas, partiu para a eternidade.Osvino Anselmo Vargas nasceu em Monte Negro-RS, no dia 04 de outubro de 1929. Sua família mudou-se posteriormente para Alto Alegre, Município de Soledade-RS. Lá ele conheceu Leontina Lorenzi, com quem Osvino casou-se no dia 20 de junho de 1951 em Tenente Portela-RS.Da sua união nasceram os filhos: Egídio, Lucídio, Iraní, Ledani, Elígio, Leni, Cleci, Iraci e Alcério.
Sua chegada em Canarana aconteceu no dia 13 de julho de 1973, após terem adquirido o lote 73 do Projeto Canarana I. Nos primeiros 30 dias morou com sua família embaixo de um barraco coberto com lona na Segunda Agrovila e posteriormente construíu um barraco de madeira coberto de buriti, onde permaneceram durante três anos. Depois disso construiu uma casa de madeira cerrada.

Osvino sempre foi atuante na comunidade, tendo exercido diversas lideranças. Foi fundador e presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Canarana. Foi sócio fundador e integrante da diretoria da Fundação Pró-Memória de Canarana. Por muitos anos foi zelador da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora. Fazia parte do Apostolado da Oração e freqüentava assiduamente a Igreja Católica.

Após 7 anos e 10 meses do falecimento da sua esposa Leontina, contraiu um novo casamento com a Sra. Herta Gnadt. Além da viúva, deixa enlutados seus 9 filhos, genros, noras, 16 netos e 11 bisnetos.

Segundo o depoimento de seus familiares, os últimos meses de sua enfermidade serviram para vivenciar mais de perto a sua humildade, espírito de doação e solidariedade. Todos os sábados recebia a Santa Comunhão através dos Ministros Francisco e Ilda Dell´Osbel. Também recebeu o Sacramento da Unção dos Enfermos durante a visita dos padres Adelmo e Adenir.

Durante a celebração realizada na Casa Mortuária, Osvino recebeu uma homenagem do Presidente da Fundação Pró-Memória de Canarana, Domingos Finato. Em suas palavras disse que o suor que Osvino derramou para construir sua família e ajudar na construção de nosso Município de Canarana continuará regando a nossa terra para que possa continuar produzindo bons frutos.

 

Responder

comment-avatar

*

*