CENTRO CULTURAL E ARTÍSTICO DE CANARANA COMEMORA 11 ANOS DE HISTÓRIA

O Centro Cultural e Artístico de Canarana foi criado no dia 31 de julho de 2001, a partir da necessidade de Canarana ter uma entidade que organize e impulsione a cultura e as artes do Município. Além do seu registro no Cartório de 1º Ofício e no CNPJ(Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ele já foi declarado  de Utilidade Pública Municipal pela Lei Nº 490/2002 de 06 de maio de 2002 e Estadual pela Lei Nº 7.988 de 06 de novembro de 2003.

       

  O Centro Cultural já desenvolveu uma série de ações em prol da cultura do Município e região, cujos resultados já podem ser notados. Entre estas atividades destacamos a realização de 10 festivais Mistos da Música de Canarana, sendo que no final desta semana estará realizando o 11º Festival. Promoveu também o Festival da Canção Estudantil de 12 a 14 de outubro de 2001 e o Festival da Música Gospel nos dias 06 e 07009/03.  A entidade também participou com artistas locais em diversos festivais fora do município, como Água Boa, Querência e  Campinápolis conquistando diversos prêmios.

         Juntamente com o Conselho Municipal da Cultura e a SEMEC participou da realização do I Fórum Cultural de Canarana nos dias 19 e 20 de Abril de 2002, quando estiveram presentes o Secretário Estadual da Cultura  Jurandir Antônio Francisco e os Conselheiros Onofre Ribeiro e Tito Alves.  Neste evento o CCAC realizou o Senso Cultural do Município cadastrando os agentes culturais nas áreas de música, dança, canto, poesia, teatro,  artesanato e artes plásticas.

O CCAC organizou também diversas exposições de artesanato e artes plásticas e sempre participou da Feican, expondo e vendendo produtos dos artesãos do município.

Além dessas exposições, que ajudaram promover os produtores de artesanato e artes plásticas locais, o CCAC deu apoio para que nossos produtos fossem levados para os grandes centros, divulgando com isso o Município com o slogam: “Artesanato Produzido em Canarana, o Portal do Xingu”. Em 2004 iniciou a construção da Feira do Artesão, no local da antiga Feira Livre do Centro da Cidade, com objetivo de manter uma feira permanente de artesanato produzido no Município de Canarana. Em 2005 a feira foi demolida pela administração municipal.  Nos anos seguintes a Prefeitura construiu a Casa do Artesão, situada ao lado da Feira do Produtor Olívio Scapini, no Bairro Nova Canarana, que continua funcionando até hoje com grande variedade de artesanato em exposição para venda.

 Outros eventos organizados com sucesso pelo Centro Cultural foram os Carnavais de Rua dos anos 2002, 2003 e 2004, a programação Artística e Cultural da Copa Humberto Bosaipo(14 a 16/06/02) e a Exposição de Fotos Históricas e Desfile de Carros Alegóricos durante a Festa de comemoração de 30 Anos da Colonização de Canarana no dia 28 de julho de 2002.

O Centro Cultural trabalhou também no sentido de oferecer aulas de música para a formação de novos artistas. Para isso trouxe o Maestro Ocidenes Costa e Silva, que ensaiou o Coral Municipal e deu aulas de teclado e técnica vocal.

Parabéns ao Centro Cultural e Artístico de Canarana, que neste 31 de julho completa 11 anos de história.

Responder

comment-avatar

*

*