Circuito Aprosoja em Vera e em Sorriso reforça a necessidade da união dos produtores

Agricultores buscam qualificação durante as palestras para melhor planejar a safra e enfrentar possíveis dificuldades

O Circuito Aprosoja percorreu dois municípios nesta quinta (16), Vera e Sorriso, que juntos plantam mais de 776 mil hectares de soja e 563 mil hectares de milho. Durante o evento, os produtores ressaltaram a importância deste encontro para ouvir informações sobre o mercado internacional e também debater com a Aprosoja assuntos diretamente ligados com a produção agrícola em Mato Grosso.

“Acredito que é fundamental trabalharmos para levar até a casa do produtor rural as informações globalizadas e atualizadas sobre o mercado, para que ele possa se planejar. E como estamos em um momento delicado, especialmente no que se refere ao mercado de milho, é necessária esta união”, disse o delegado coordenador do núcleo de Vera, Otávio Gallo.

O conselheiro fiscal da Aprosoja, produtor rural de Sorriso Elso Pozzobon, também acredita que o momento é de união entre produtores. “Os produtores rurais de Mato Grosso estão cada vez mais procurando se informar, se qualificar. Mas certamente este é um momento em que a classe vai se unir para buscar melhorias em comum para o negócio e, também por isso, temos grande público nas reuniões”, avaliou.

A qualificação é essencial para enfrentar de forma mais tranquila as crises que afetam o agronegócio. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) também é realizador do Circuito Aprosoja. “Nosso trabalho é levar a oportunidade de qualificação para o produtor rural e o Circuito Aprosoja é um ótimo momento para estar com eles e apresentar o que temos de novidades em relação a cursos para produtores e seus funcionários”, disse o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

Outro projeto que está fazendo a diferença no dia a dia dos produtores mato-grossenses é o Soja Plus, um programa de gestão socioambiental que estabeleceu uma série de critérios de gestão das propriedades, levando o produtor rural a adequar-se cumprindo as legislações trabalhistas e ambientais rurais. O programa é uma parceria da Aprosoja com a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove).

O produtor de Sorriso, Dirceu Cella, está na região há nove anos vindo de Chapecó (SC). Neste ano fez o primeiro curso do Soja Plus oferecido pelo Senar-MT e gostou muito da iniciativa. “Estou ingressando no programa agora e entusiasmado para prosseguir. Acredito que é uma ótima ferramenta para o produtor se adequar e produzir com tranquilidade”, afirmou.

Já a produtora Patrícia De Geus, também de Sorriso, participa do programa há cerca de um ano e já conseguiu adaptar algumas coisas em sua propriedade. “Nossa dificuldade é se adequar a diversas legislações sobre a propriedade rural, muitos órgãos ditam regras que são complicadas de cumprir”, esclareceu.

 O delegado coordenador da Aprosoja em Sorriso, Sérgio Triches, ressaltou que o Circuito Aprosoja está mais consolidado a cada ano e é um importante evento para o planejamento da safra. “O produtor já participa porque sabe que pode confiar na qualidade dos palestrantes e das informações que serão repassadas”, afirmou.

O Circuito Aprosoja é uma realização da Aprosoja e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com patrocínio da Basf, Bayer e Syngenta.

Responder

comment-avatar

*

*