Colheita da safra de algodão chega a 85% de área plantada em Mato Grosso

A colheita da safra 2011/12 de algodão em Mato Grosso entrou na reta final. Até a última semana as máquinas percorreram 614,1 mil hectares de um total de 722,5 mil hectares plantados nesta temporada. Ou percentual, avançaram sobre 85% da área reservada à cultura. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Entre a semana de 17 de agosto ao último dia 24, a colheita evoluiu 9 pontos percentuais, passando de 76% para os atuais 85%. No comparativo com o igual período do ano passado, a retirada da pluma do campo registra um leve atraso. Em agosto de 2011 o percentual colhido chegava aos 91%.

Mas conforme o analista de mercado do Imea, Cleber Noronha, este percentual inferior ainda pode ser considerado dentro da normalidade. “Esse ano o período de seca foi prolongado. Como os produtores estão evitando colher entre 12h até as 16h houve esse atraso, mas isso não deve causar nenhum impacto”, estimou.

Nas regiões norte e nordeste os trabalhos no campo foram finalizados (100%). Enquanto isso, no noroeste a colheita atingiu 92% da área plantada, seguido do médio norte (91%), sudeste (87%), centro-sul (81%) e oeste (75%).

Segundo o Imea, os produtores do estado devem concluir a colheita até meados da primeira quinzena de setembro, quando encerra o vazio sanitário para a cultura da soja.

Ao avaliar o desempenho da produtividade nas lavouras, o instituto aponta que o sudeste do estado a média tem alcançado cerca de 3,6 kg/ha, enquanto na região médio-norte e o oeste, ambas com 3,5 kg/ha.

G1 Globo.com

Responder

comment-avatar

*

*