Colheita da soja avança e chega aos 34,7% em Mato Grosso

Máquinas avançam no  campoA colheita da soja em Mato Grosso chegou a 34,7%, conforme boletim divulgado no final da tarde, pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço em relação à sexta-feira passada foi de 10,3 pontos porcentuais, já que, naquela data, as colheitadeiras cobriam 24,3% do total a ser colhido.

De acordo com o Imea, os municípios onde as máquinas mais trabalharam desde o começo da retirada dos grãos foram Sapezal e Sorriso, com 55% de cobertura de área cada. Os números mostram que as colheitadeiras sorrisenses aceleraram o serviço nesta semana, já que, na anterior, o “escore” registrava 48% em Sapezal e 41% em Sorriso.

Na fila dos que mais carregaram carretas no campo até agora, constam, também,  Lucas do Rio Verde (45%), Campo Verde (38%), Ipiranga do Norte (36%), Chapada dos Guimarães (35%), Campos de Júlio e Nova Ubiratã (34%), Sinop, Tapurah e Querência (33%) e, Nova Mutum (32%).

No total estadual, apesar de as chuvas estarem atrapalhando o “vai e vem” das colheitadeiras, o índice de 34,7% já é 16,4 pontos porcentuais maior do que o que fora colhido na mesma época da safra passada, quando, em 16 de fevereiro de 2011, os grãos haviam sido colhidos em 18,3% da área plantada.

 De Sinop via email para Redação CN

Responder

comment-avatar

*

*