Colheita da soja chega a 6,8 milhões de hectares em Mato Grosso

Percentual colhido no estado alcançou 97,4% da safra, segundo Imea.
Relatório mostra que trabalhos estão praticamente no fim.

A colheita da safra 2011/12 de soja em Mato Grosso alcançou área superior a 6,8 milhões de hectares de 7.072 milhões de hectares plantados até o dia 30 de março. A retirada da oleaginosa do campo praticamente encaminha-se para o fim com os trabalhos na unidade federada alcançando cobertura de 97,4%. É o que apontou relatório de colheita divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Principais regiões produtoras do grão já encerraram.

No médio-norte, onde está concentrada a maior área produtora de soja com 2,7 milhões de hectares, a colheita da safra atingiu a marca de 100%. Em tradicionais municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sinop, os agricultores já concluíram a colheita desta safra.

No oeste mato-grossense, onde estão cidades como Sapezal, Campos de Júlio, Campo Novo dos Parecis, a colheita da safra de soja também encerrou. A região nesta safra reservou à soja uma área de 955.900 mil hectares. Ao mensurar o desempenho das demais regiões do estado, o Imea apontou ainda que a colheita atingiu 98,6% da área no centro-sul e norte; 98,3% no sudeste; 96,6% no noroeste; 85,7% no nordeste.

De acordo com o Imea, a média geral colhida em Mato Grosso, que chegou a 97,4%, supera em 4,9 pontos percentuais o desempenho da safra 2010/11. No igual período do ano passado as máquinas colheram 92,5% das lavouras.

G1mt

Responder

comment-avatar

*

*