Colheita do milho entra na reta final em MT

A colheita do milho em Mato Grosso está na reta final com mais de 95% de área colhida. Em alguns municípios a colheita já foi finalizada, como é o caso de Tapurah e Gaúcha do Norte. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as plataformas também coletam as últimas espigas em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Ipiranga do Norte. Em Sinop já foi colhido 98%, Campo Verde, Nova Ubiratã, Querência e Santa Rita do Trivelatto, 97%; Nova Mutum e Sapezal, 96%.

Conforme o balanço do Imea, em todo o Estado a colheita do cereal ultrapassou 95% no decorrer da última semana. O índice é 4.25% menor que o atingido na safra anterior, quando, em 16 de agosto de 2012, a colheita atingira 99.6%.

A estimativa de produtividade média ponderada é de 103 sacas por hectare. Como o clima foi muito bom na maioria das regiões, aliado ao uso de alta tecnologia nas lavouras, o milho respondeu muito bem. O médio-norte deve fechar sua produtividade maior que a do ano passado, em 107 sacas por hectare. Já o nordeste do Estado deve ter queda em relação ao ano passado, com 94 sacas por hectare.

Os agricultores do Estado plantaram 3, 015 milhões de hectares de milho neste ciclo. A safra, que já era a maior da história de Mato Grosso, superou todas as expectativas, com a previsão de 18,72 milhões de toneladas. MT Agora

Responder

comment-avatar

*

*