Com a demora do governo, produtores lançam plano emergencial para recuperar a MT-322

O deputado estadual Zeca Viana (PDT) se reuniu na noite desta sexta-feira com os produtores rurais da região de Espigão do Leste, no município de São Félix do Araguaia (1.145 km de Cuiabá) para lançar o plano emergencial de recuperação de um trecho de 140 quilômetros da MT-322 – entre o entroncamento da BR-158 (em Bom Jesus do Araguaia) e a comunidade Espigão do Leste.
Com o apoio do deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, os produtores decidiram por contra própria iniciar a recuperação do trecho – que não é pavimentado e além dos grandes buracos costumeiros, enfrenta os atoleiros nesta época do ano. Já na segunda-feira,  18, os produtores começam a restaurar 40 km considerados críticos.
“A população vai ter que pagar duas vezes. Os produtores já pagam o Fethab para a recuperação das estradas, mas na ausência do Estado vão ter que assumir a responsabilidade dessa via pública, pagando a conta em duplicidade”, disse Zeca.
Responsáveis por mais de 160 mil hectares de terra plantada, os produtores da região de Espigão do Leste contam que a produção – cerca de 500 mil toneladas de soja e milho – estão paradas no estoque (ou ainda na lavoura) por falta de condições de escoamento. Até agora eles colheram cerca de 40% da área plantada.
Há casos de produtores que possuem armazém a 40 km da fazenda, mas que estão percorrendo 150 km por estradas vicinais para estocar, devido à falta de condições de tráfego na MT-322; e também há produtores com o armazém cheio porque não têm como colocar os caminhões na estrada.
“Mato Grosso só não cresce mais por falta de estradas. O grande gargalo desse estado é logística. Se municípios que batem recorde em produção já sofrem com a logística, imagina municípios que só despontam para essa atividade agora. Esse é o caso desses municípios do Araguaia”, afirmou Zeca Viana.
ABRIL
 O deputado informou ainda que embora demore até abril para iniciar os trabalhos, o Governo do Estado finalmente deve recuperar a estrada. “Há três anos o governo promete recuperar esse trecho, agora não tem mais como protelar. O compromisso foi firmado ainda esta semana com o secretário Alaor [Zeferino de Paula, da Sinfra]”.
Presente à reunião, o engenheiro da Sinfra, Nelson Ribeiro Moura, garantiu – para 1º de abril – o envio de 14 caminhões, 2 patrolas, 2 escavadeiras, uma motoniveladora e uma prancha para transportar o maquinário, bem como o óleo diesel para toda a atividade e técnicos para acompanhar o levantamento e cascalhamento da rodovia. “Essa equipe ficará disponível por 120 dias”, afirmou Nelson.
Contudo, diz o produtor Ademir Ortiz, não é possível esperar. “Estamos em plena colheita e a hora de começar a transportar é agora. Não podemos esperar”, disse. O produtor tem 30 mil toneladas de soja no estoque, esperando por transporte.
BOOM
 As grandes lavouras chegaram há pouco tempo na região antes explorada pela pecuária. O valor agregado das plantações de soja e milho trouxeram um boom populacional e econômico. “Há 4 anos a comunidade de Espigão do Leste produzia pouco mais de 15 mil hectares de lavoura. Hoje é mais de 150”, diz Ortiz.
A oferta de emprego levou a comunidade a ter mais demandas nas áreas de Saúde e Educação. A vereadora Cida Brandão (PSL) conta que a precariedade das estradas tem prejudicado a população da localidade, de 2 mil habitantes. “Estamos a 230 km da sede do nosso município (São Félix) e o tempo mínimo para chegar lá é de 7 horas. Isso quando os carros não atolam”.
As crianças em idade escolar também não escaparam dos danos que a falta da estrada está levando para a comunidade. Alunos do ensino fundamental têm percorrido diariamente 50km em 2h30 a 3h. “É desumano. As crianças saem de casa às 4h da madrugada e retornam às 14h, 15h, sem a alimentação adequada”.
CONSÓRCIO
Durante a reunião, que aconteceu na Fazenda Reunidas, Zeca Viana também defendeu a formação de um consórcio em parceria entre o Governo do Estado e os mais de 100 produtores rurais da região para a pavimentação da MT-322 (antiga BR-080). 24 Horas News

Responder

comment-avatar

*

*