Começam as inscrições para 9ª edição do Fetran em MT

DSC05306As inscrições para o Fetran – MT (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito) começam na quarta-feira (1) e vão até 30 de março de 2012. Em sua 9ª edição no estado, o festival tornou-se parte do calendário escolar de Mato Grosso.

O Fetran é um festival de teatro estudantil com a temática “Educação para o Trânsito”. O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores e tornando-os conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito.

O festival destina-se a alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas e privadas, bem como aos alunos matriculados em projetos sociais realizados pelo estado e pelo município. Anualmente, são realizadas cinco etapas regionais: Guaporé (Comodoro e Pontes e Lacerda), Pantanal (Primavera do Leste), Nortão (Sorriso), Araguaia (Nova Xavantina) e Cuiabana (Nossa Senhora do Livramento); além da Etapa Estadual (Cuiabá).

Dividido em quatro categorias (infantil, infanto-juvenil, juvenil e educação especial), o Fetran premia alunos, professores e escolas participantes com computadores, notebooks, televisores, aparelhos de som, aparelhos de DVD e outros, além de uma viagem de uma semana para Brasília.

Ao longo do festival, os espetáculos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por profissionais com experiência em linguagens artísticas, pedagógicas e regras de trânsito. Além disso, fará parte da comissão um júri popular, que é escolhido pela coordenação do evento, para avaliar os espetáculos concorrentes de acordo com a visão da plateia. Devem ser observados itens como a temática, montagem, percepção do público e a criatividade de cada grupo.

As apresentações terão início em maio e irão até julho, quando acontece a grande final, onde são premiados os vencedores de cada categoria. Haverá premiação para melhor espetáculo, melhor ator, atriz, revelação, texto e a melhor direção. As apresentações vencedoras irão disputar uma viagem cultural e pedagógica com duração de uma semana em Brasília (DF), além de diversos outros prêmios.

A novidade este ano fica por conta de uma nova categoria: educação especial. Alunos portadores de necessidades especiais, de todas as idades, poderão participar do festival e contribuir para um trânsito mais seguro, através do teatro. Eles irão participar das etapas regionais e também concorrerão a prêmios.

Durante o festival, serão oferecidas oficinas pedagógicas para as escolas participantes das etapas regionais e da etapa estadual. Um certificado de capacitação será disponibilizado aos professores que participarem das oficinas.

Como participar?

O Fetran é um projeto de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e conta com o apoio do DETRAN/MT, SEDUC/MT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeituras Municipais, entre outros parceiros. Os interessados em participar devem solicitar o requerimento e a ficha de inscrição através do e-mail [email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ” target=”_blank”><a href=”mailto: [email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. “> [email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou retirar no site www.fetran.com.br.

Núcleo de Comunicação Social – Polícia Rodoviária Federal – Mato Grosso

Telefones: (65) 3928 3034 – 3928 3035 – Fax 3624 6051

Twitter: http://twitter.com/191MATOGROSSO

e-mail: [email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ” target=”_blank”><a href=”mailto: [email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. “> [email protected]O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cuiabá – MT

Responder

comment-avatar

*

*