COPA DO MUNDO: Integração será foco de atuação da segurança pública na Copa‏

O programa federal “Capacitação Integrada dos Servidores de Segurança Pública para Copa do Mundo” está proporcionando um momento único nesta área do Governo de Mato Grosso reunindo, em um único lugar, servidores dos órgãos da segurança pública municipal, estadual e federal com o intuito de garantir a segurança dos mato-grossenses, delegações e turistas durante os jogos do Mundial em Cuiabá.
De acordo com o secretário adjunto de Políticas, Programas e Projetos da Sesp, coronel BM Marcos Roberto Weber Hübner, o objetivo da capacitação é promover a atuação integrada dos órgãos de segurança e preparar os servidores para atuar na segurança das autoridades, residentes e turistas, garantindo a tranquilidade pública e paz social.
“Os profissionais estão recebendo um conhecimento mínimo em diversas áreas, além de aprimorar suas técnicas de formação, com a intenção de integrar a força e realizar um bom atendimento das ocorrências”, disse o secretário.
Desde abril, mês em que foi lançado o programa no Estado, policiais militares, civis, bombeiros, servidores da Politec, Defesa Civil, Gaeco, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Trânsito Urbano (SMTU) estão sendo capacitados em 23 cursos presenciais em 10 diferentes áreas temáticas, como operações de emergências e resgate, combate à exploração sexual e tráfico de pessoas, policiamento turístico, análise de Inteligência, explosivos.
Estima-se a capacitação de 2.528 servidores, sendo que 388 serão profissionais de órgãos federais e municipais. Os cursos serão realizados até abril de 2014. As qualificações são realizadas de maneira teórica e prática, com o propósito de seguir e cumprir os protocolos exigidos pela Federação Internacional de Futebol e Associados (Fifa). LUZIA ARAÚJO Assessoria/Sesp-MT

Responder

comment-avatar

*

*