Crescimento econômico de Gaúcha do Norte esbarra na falta de logística

A falta de estradas asfaltadas e de diversificação dos modais para o escoamento da produção agrícola de Gaúcha do Norte, região leste de Mato Grosso, foram amplamente debatidos durante o Circuito Aprosoja, realizado no município, na noite da última segunda feira. A região é considerada a nova fronteira agrícola do estado, por possuir disponibilidade de terras aptas para a agricultura. Na última safra 2011/12, os produtores de Gaúcha do Norte cultivaram 100 mil hectares com soja.

Mas o desenvolvimento esbarra na carência de infraestrutura e logística. A falta de estradas asfaltadas prejudica desde o escoamento da produção até a compra de insumos. “O reflexo disto sentimos na hora de produzir e vender, pois aqui é mais caro do que nas demais regiões do estado”, desabafa o prefeito Nilson Aléssio.

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, explicou aos produtores rurais do município que uma das ‘bandeiras’ da entidade são as ações do Movimento Pró-Logística, fruto da união de várias entidades do setor produtivo, que trabalham para que as demandas de logística no estado cheguem até aos órgãos competentes e sejam sanadas. “Há muitos gargalos que precisam ser resolvidos para que a nossa produção, que já é destaque mundial, seja ainda mais competitiva. Já elencamos diversas obras e estamos constantemente buscando junto aos órgãos competentes alternativas para viabiliza-las”, afirmou Fávaro.

Entre as prioridades do Movimento estão as obras da BR-242, da BR-080 e da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico). E que impactam diretamente na região leste do estado e seriam um alento para os produtores rurais de Gaúcha e dos demais municípios que compõem o Leste de Mato Grosso. “A produção em nosso município não para de crescer, a expectativa é que na próxima safra a área plantada aumente mais de 25%. Então, precisamos trabalhar para que haja estradas e outros modais para o escoamento”, afirmou o delegado-coordenador da Aprosoja, Josinei Zemolin.

O Circuito Aprosoja começou a percorrer nesta semana a região leste do estado. O presidente da entidade, Carlos Fávaro, está otimista com o evento. “Tenho certeza de que vamos bater o recorde de três mil participantes durante todo o Circuito Aprosoja”, disse. Para saber mais sobre a programação acesse o blog:   www.circuitoaprosoja.com.br.

Responder

comment-avatar

*

*