Crianças autistas são encontradas abandonadas dentro de casa em MT

Três meninos, de 3, 5 e 8 anos, foram encontrados sujos e sem comida.
Mãe das crianças disse à polícia que não tinha com quem deixar os filhos.

Três irmãos de 3, 5 e 8 anos foram encontrados sozinhos nesta quarta-feira (26) em uma situação de suposto abandono, em uma casa na cidade de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, os três meninos estavam sujos e não tinha água ou comida. A mãe das crianças, de 30 anos, foi conduzida para a delegacia e depois liberada. As crianças de 3 e de 8 anos têm autismo, segundo a polícia.

Segundo a Polícia Civil, foi o Conselho Tutelar que recebeu uma denúncia de que as crianças estariam sozinhas no local, sujas de fezes e sem qualquer tipo de alimentação. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso de Rondonópolis.

“A casa estava toda revirada e as crianças sem comida. Duas das crianças – o menino mais velho e o mais novo – são autistas. O mais velho, que até poderia ter condições de ficar com os irmãos, é completamente dependente dos outros. As crianças estavam com mau cheiro. Me assustei quando vi”, relatou ao G1 a delegada Lígia Pinto da Silveira Adelar.

A mãe das crianças ainda retornou para a casa no momento em que os filhos eram retirados do local. “Eu perguntei para ela se as crianças estavam em alguma creche ou faziam tratamento e ela disse que não. A mãe explicou que não tem ajuda financeira e não tinha com quem deixar as crianças. Justificou dizendo que tinha saído só um pouquinho e precisou trancar a casa. No entanto, o Conselho Tutelar contesta, os conselheiros dizem que a situação é constante”, comentou Lígia.

A mãe dos meninos será investigada pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz. As crianças foram retiradas da mãe e encaminhadas para um abrigo de Rondonópolis. Conforme a polícia, a mãe assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder em liberdade.

Responder

comment-avatar

*


*