Cuiabá: ato público pelo trabalho seguro será nesta 2ª com Rogério Ceni

O 3º ato do Programa Trabalho Seguro, organizado pelos Tribunais Superior do Trabalho (TST) e Regional (TRT) será nesta 2ª feira em Cuiabá, na Arena Pantanal(estádio da copa). O ministro do TST, João Oreste Dalazen e o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, vão participar. As ações da corte visam fortalecer a conscientização para serem adotadas medidas cada vez mais seguras para os trabalhadores desempenharem suas funções. Cerca de mil pessoas estão sendo esperadas.

Mato Grosso tem o pior desempenho no país quando se fala em vítimas fatais em acidentes de trabalho: são 20 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2010 foram registrados 13.376 acidentes em Mato Grosso (desses, 3.963 sem o registro de CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho). Foram 104 mortes. Em 2009, foram 14.130 (sendo 4.517 sem CAT) e 128 mortes.

O ato público é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), criado no último dia 9 de abril com o objetivo de desenvolver atividades permanentes e contínuas voltadas à promoção da saúde do trabalhador e ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho.

Vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Getrin 23 é presidido pelo TRT/MT tendo como membros as secretarias estaduais da Copa do Mundo (Secopa) e de Trabalho e Assistência Social (Setas), Ministério Público do Trabalho, OAB, Federação das Indústrias (Fiemt), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Baixada Cuiabana, Consórcio Santa Bárbara e Mendes Júnior e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho em Mato Grosso (Amatra 23).

O Ato Público em Cuiabá é parte de um cronograma de 12 eventos semelhantes que estão sendo organizados em todo o país como parte do Programa Nacional de Prevenção encabeçado pela Justiça do Trabalho e que tem como parceiros os ministérios da Saúde, Previdência Social, Trabalho e Emprego e a Advocacia-Geral da União.

Responder

comment-avatar

*

*