Cuiabanos lotam arquibancadas da Arena Pantanal e se impressionam com a nova estrutura

Santos X Mixto00329por Gilmar RamosSantos X Mixto00377por Gilmar RamosEm uma noite de linda, gramado, arquibancadas e demais estruturas do estádio foram testados e tiveram avaliação positiva de jogadores e do público, que só não conseguiram testar a rede de futebol.

O empate em zero a zero não desanimou a torcida mixtense, que lotou as arquibancadas da Arena Pantanal para assistir a partida contra o Santos, no jogo treino válido pela Copa do Brasil e que marcou a estreia do novo estádio da Copa, que está com 97% de suas obras concluídas. De acordo com a organização do evento a Mário Zeferino Enterniment, quase 20 mil pessoas estivem presentes.

Foram quatro anos para a construção da Arena Multiuso Governador José Fragelli, ou simplesmente Arena Pantanal –  que é a principal obra para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Cuiabá. O valor final do estádio, de acordo com o governador Silval Barbosa (PMDB), será de  R$ 570 milhões.

O jogo atraiu a atenção da imprensa internacional que enviou 30 profissionais à Cuiabá para conhecer a estrutura do novo estádio. Além da TV Centro América, que transmitiu a partida ao vivo para todo Mato Grosso, três canais  fechados especializados em esporte, FOX, ESPN e SPORTV também fizeram a cobertura do evento.

A partida começou truncada com três faltas  logo no primeiro minuto de jogo. Os donos da casa atuaram a maioria do primeiro tempo na defesa, tentando o contra ataque. Já o Santos apostava nas jogadas de meio campo, surpreendendo o goleiro Igor com duas bolas de fora da área, à primeira levantou a torcida santista que compareceu em grande número na Arena Pantanal, com um chute do meia Lucas Lima que bateu na trave.

Nos 24 minutos do primeiro tempo, o arbitro Eduardo Tomaz levantou o primeiro cartão amarelo da partida para Jubal que em contra ataque do alvinegro mato-grossense fez falta em Fogaça.

 O alvinegro cuiabano começou a pressionar o ataque somente  nos 32 minutos com Buiu Ferreira e Ruy Cabeção, mas em todas as bolas colocadas dentro da área, o goleiro do Peixe levou a melhor. Antes do fim do primeiro tempo o arbitro ainda levantou mais dois cartões amarelos, um para Ítalo do Mixto e o segundo para Mena do Santos, contabilizando três infrações médias na primeira fase.

Já no segundo tempo, os mixtenses tiveram mais chances dentro da área, mas não obteve êxito em nenhum dos lances. Do outro lado, o goleiro Igor defendeu todas as bolas colocadas pelo Peixe.

Igor, alias, foi o nome da partida. No primeiro tempo, defendeu três bolas do ataque do Santos e no segundo mais duas levando, dessa forma, o time mato-grossense para o jogo de volta na Vila Belmiro. No segundo tempo foram aplicados houve mais três cartões amarelos.

Em coletiva concedida à imprensa no fim do jogo, o goleiro afirmou que o resultado dentro de casa abre a possibilidade de uma vitória  no jogo contra o Peixe em São Paulo. “Sabemos que o jogo na Vila Belmiro será muito difícil, mas o resultado de hoje aqui na Arena Pantanal nos dá confiança para fazermos uma boa partida fora de casa”, afirmou.

 O Santos entrou em campo com Diego Cardoso, Rildo e Stefano Yuri no ataque. O  goleiro titular  Aranha, os laterais Mena e Cicinho e os meio campistas Alan Santos e Lucas Lima. Na zaga atuaram Jubal e Nailson. Entraram: Serginho, Giva e Léo

Já os donos da casa iniciaram o jogo com o goleiro Igor; Denílson, Zé Adriano, Robinho, César Romero; Kiko, Paulo Almeida, Buiu Ferreira e  Ruy Cabeção; Fogaça e João  Paulo. Entraram: Ítalo, Edílson e Gabriel.

COLETIVA –  Em coletiva para a imprensa o governador Silval Barbosa afirmou que o jogo teste tinha como objetivo identificar os principais problemas da arena, que só será entregue oficialmente à FIFA no dia 23 de maio.

Questionado sobre a utilidade do estádio após os jogos da Copa do Mundo, Silval (PMDB) reagiu que a arena foi construída com objetivo de ser um espaço multiuso, com a possibilidade de ser readequada para eventos culturais, para isso o estado irá terceirizar sua administração após o fim dos jogos mundiais.

“Nosso objetivo é elevar o futebol mato-grossense para a primeira divisão, e, após os jogos da Copa,  atrair investidores para o futebol de base. Enquanto não alcançarmos nossos sonhos vamos tentar trazer grandes jogos nacionais para Cuiabá e também  terceirizar o espaço para ser utilizado em grandes eventos culturais”, informou a imprensa.

O senador licenciado Blairo Maggi (PR) disse que a inauguração da Arena representa a concretização de um sonho, iniciado ainda em 2009 quando, em seu governo, Cuiabá foi escolhida como uma das 12 cidades –sede da Copa do Mundo de 2014.

O republicano agradeceu o empenho da Assembleia Legislativa ao aprovar a destinação de 30% dos recursos do Fethab para realização das obras da Copa, afirmando que a cidade de Cuiabá recebeu obras estruturantes que levariam, no mínimo, 40 anos para serem executadas.

O secretário extraordinário da Copa do Mundo FIFA (Secopa) Maurício Guimarães, considerou satisfatório o plano de tráfego traçado para o clássico, que estabeleceu o bolsão de estacionamento na Acrimat, com linhas de ônibus diretas para a Arena.

ALIMENTAÇÃO   Para o jogo teste apenas parte das lanchonetes estavam em funcionamento. Com a conclusão das obras os amantes do esporte poderão desfrutar de um restaurante e  quatro choperias, localizadas na área externa da arena, cujo acesso só será possível antes e após as partidas. A permissão para consumo de bebidas alcoólicas só será liberada durante as partidas oficiais da Copa do Mundo.

Para os torcedores que estiverem nos setores Norte e Sul do estádio, estarão disponíveis ao todo oito lanchonetes, nos níveis 10 e 40. Os setores Leste e Oeste, por sua vez, oferecerão juntos 12 quiosques, seis em cada um, no térreo e na arquibancada superior, que ainda não foi entregue ao público.

DETALHES DA OBRA – A Arena Pantanal possuí mais de 100 mil m² de área construída, somando com o espaço externo, o local de jogos soma de 300 mil m². A capacidade de público na Copa do Mundo será de  41.390 lugares, sendo 164 destes reservados a pessoas com mobilidade reduzida e 130 locais para acomodar cadeirantes. Portadores de obesidade mórbida terão 158 assentos especiais disponíveis.

Para aqueles que preferem um pouco mais de privacidade, a Arena disponibilizará 97 camarotes com capacidade para 1.624 pessoas. O local ainda acumula números extraordinários com 948 banheiros e 2831 vagas para estacionamento.

O estádio foi projetado para uma cidade quente como Cuiabá. O projeto prevê ventilação cruzada com tomadas de ar pelos cantos localizados entre os setores de arquibancadas. Além disso, serão instalados pisos e coberturas que amenizam o calor.

No próximo dia 26 a Arena Pantanal será inaugurada oficialmente com a partida entre o Vasco e o Luverdense pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na tão esperada Copa do Mundo FIFA de Futebol, Cuiabá receberá os jogos das seleções do Chile, Austrália, Rússia, Coréia do Norte, o, Nigéria, Bósnia, Japão e Colômbia, pela primeira fase da Copa do Mundo de Futebol. As partidas serão realizadas entre os dias 13 e 24 de junho.

 Assessoria Mário Zeferino e Federação Matogrossense

Fotos crédito Gilmar Ramos

Responder

comment-avatar

*

*