Deputado quer a construção de Centro de Hemodiálise‏

Deputado quer a construção de Centro de Hemodiálise

Moradores do Araguaia vão até Barra do Garças em busca de tratamento.

Um tratamento adequado aos doentes renais que necessitam passar pela hemodiálise, esse é o objetivo da indicação do deputado estadual Neldo Weirich (PR) ao solicitar a implantação de um Centro de Hemodiálise para atender ao Polo Regional de Saúde de Água Boa.

Os pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já não conseguem mais eliminar as substâncias indesejáveis do sangue, como a creatina e a ureia, devido à falência dos mecanismos excretores renais. Em decorrência das limitações impostas pela doença, a insuficiência renal faz com que o paciente reduza suas atividades sociais, chegando a abandonar o emprego e até mesmo a cidade em busca de um tratamento digno.

Atualmente, a localidade mais próxima para o atendimento da população do médio e baixo Araguaia conveniado ao SUS, está no município de Barra do Garças, que atende uma demanda de três polos regionais com cerca de 30 municípios e várias comunidades indígenas do Parque Nacional do Xingu.

Sendo assim, a implantação de um centro de hemodiálise no município de Água Boa levará dignidade aos moradores da região, minimizando as dificuldades, o desgaste emocional e a procura pelo tratamento em outra cidade. “Trata-se de um caso que deve ter nosso empenho absoluto, uma vez que esse tipo de tratamento é complexo e demorado. Muitas famílias não têm se quer suporte financeiro para custear essa viagem a outro município, o que inviabiliza o progresso da doença”, pontuou Neldo.

Responder

comment-avatar

*

*