Deputado quer inclusão da MT- 235 no Programa MT Integrado

O deputado José Domingos Fraga Filho (PSD) indicou à Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana – SETPU/MT, em regime de urgência, a necessidade de incluir no Programa MT Integrado, a recuperação da rodovia MT- 235, no trecho que liga o município de Santa Rita do Trivelato ao de Nova Mutum, na BR-163.
 Ele ressalta que objetivo da propositura é o de garantir a pavimentação no trecho que do, interliga a região Norte do Estado ao Sul do Pará através da ligação da BR-235 a BR-163, ligando também ao nordeste Brasileiro via BR-242 (corredor multimodal).
 Tal providência se faz necessária para integrar as regiões, desconcentrar o dinamismo econômico, promover o desenvolvimento equilibrado em todo o território mato-grossense, e assim, reduzir as desigualdades regionais nivelando os indicadores sociais.
 Mato Grosso é um Estado de dimensões continentais. Possui 906.806 km², que corresponde a 10,61% da área total do país. A área do Estado é um pouco maior que a área da França e Alemanha, que juntas somam 904.049 km², sendo, sua extensão territorial, com certeza, um dos fatores positivos que influenciaram no crescimento da agricultura.
 Atualmente, Mato Grosso é líder na produção de grãos em nosso país, sendo o responsável por 25% da produção nacional, o que representa 1/4 de todo grão que o país produz.
 O deputado ressalta que “se por um lado a grandeza territorial é positiva, por outro, vem limitando a comercialização da produção de grãos, em função da deficiência do sistema de infraestrutura de transporte e logística pela falta de pavimentação de suas estradas”. Para Fraga, a vasta extensão do Estado de Mato Grosso e, ainda, a distribuição dos polos produtores por todo o seu território, incontroversa é a necessidade da criação do maior número possível de alças viárias para o escoamento da produção.
 Para José Domingos é clara e imprescindível a pavimentação do trecho para garantir mais uma rota com grande  importância econômica para Mato Grosso.
24 Horas News

Responder

comment-avatar

*

*