Detran lança campanha ‘Trânsito Consciente, para Vida Seguir em Frente’


A educação no trânsito é a tônica da campanha ‘’Trânsito Consciente, para Vida Seguir em Frente’’ lançada pelo Governo do Estado. Na ocasião foi assinado um termo de cooperação técnica entre cerca de 20 parceiros que se comprometem a ajudar na execução projeto que em 2012 será levada para 30 municípios de Mato Grosso.

A campanha deste ano dará continuidade ao trabalho iniciado em 2011 com palestras educativas para todas as faixas etárias, campanhas em diversas mídias e blitz educativas e fiscalizadoras. Além do garoto propaganda da campanha, o Moto-Cross “Free-Style” Gilmar Flores, conhecido como Joaninha, que vai acompanhar os eventos com shows que buscam trazer mais jovens para discutir o trânsito consciente.

A meta é reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito até o final desta década e conseguir um trânsito mais seguro, segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Teodoro Moreira Lopes. Segundo ele, é preciso mudar a cultura dos motoristas e pedestres. “A campanha começa agora e vai até dezembro com o apoio de diversos parceiros, afirmou.

O secretário de Secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, que no ato representou o governador Silval Barbosa, enfatizou que a conscientização é o que trará melhorias. “O governo não faltará em nenhum apoio a este projeto que busca diminuir o número de acidentes. É preciso lembrar que o veículo pode ser uma arma. Também pedimos a consciência e paciência da população com as obras da Copa 2014 nas principais vias da cidade que devem começar em breve”, afirmou.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, o coronel Osmar Lino Farias, a campanha é muito importante principalmente para os futuros condutores, por isso afirma que defende a continuação deste projeto pelos próximos anos. De acordo com o diretor de habilitação do Detran, Eugênio Destri, a campanha será realizada com vídeos, palestras, folders e eventos. Haverá 20 shows com o MotoCross Joaninha em Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Saúde, participará com serviços de saúde e unidade do hemocentro para doação de sangue.

NÚMEROS

Estimativas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que o Brasil gasta cerca de R$ 30 bilhões por ano com acidentes de trânsito nas rodovias e vias urbanas. Segundo estudo do Denatran, em média 150 pessoas morrem por dia no trânsito brasileiro. Uma pesquisa feita pelo Ministério.

Secom-MT 

Responder

comment-avatar

*

*