Dois córregos desaparecem entre as cidades de Serra Nova e Alto Boa Vista

Quem é acostumado a trafegar na rodovia MT 433 entre os municípios de Alto Boa Vista e Serra Nova Dourada está presenciando o desaparecimento de pelo menos dois córregos e o esvaziamento de vários outros.

O susto por não ver a água, apesar de o córrego já vir baixando pouco a pouco, ano após ano, fica ainda maior se o passante se recordar que já é mês de Dezembro e que os carros estão passando onde antes passava o curso d’água. Moradores contam que há algumas décadas estes dois córregos não secavam nunca, mas, de uns anos para cá eles secam nos períodos de estiagem e voltam a correr nos períodos chuvosos.

Os meses de chuva intensa na região são o período compreendido, mais ou menos, entre novembro de um ano e fevereiro do ano seguinte. Mas neste ano, em pleno Dezembro, esses dois córregos não voltaram a correr, assim como as chuvas ainda não se intensificaram na região.

Áreas próximas a eles estão sendo desmatadas para receberem lavouras de soja, nos arredores já há uma quantia considerável da leguminosa. Há também vestígios de fogo, ironicamente onde antes se ostentavam inúmeras palmeiras de buritis, planta que só se desenvolve em áreas alagadiças. Escrito por Telma Aguiar /AXA viaJornal da Noticia /Imagens: Telma Aguiar/AXA

Buritizeiros morrem por  falta d’água

Responder

comment-avatar

*

*